um fundo branco com algumas linhas
Fabio Nunes • set. 25, 2022

Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda

A parceria com a Claro surgiu da necessidade que esta empresa tinha de tornar os processos de acompanhamento de promotores nos pontos de venda um pouco menos complexos, de modo a fazer com que a eficiência e o rendimento gerais fossem cada vez maiores. Vamos ver como foi o início dessa história e como ajudamos a Claro a otimizar seu rendimento no ponto de venda.

Os parceiros e a parceria


A Claro é uma das maiores empresas de telefonia móvel do país, e chegou ao Brasil em 2003. Apenas dois anos depois, a empresa já contava com mais de 18 milhões de clientes. Ela foi a primeira empresa de telefonia a usar o serviço de 4G no Brasil e, hoje em dia, está presente em todo o território nacional.


Já o Top Trade é um aplicativo e uma plataforma de Trade Marketing que tem 20 anos de existência e hoje em dia conta com mais de 200 clientes. Essa clientela grande e variada existe porque o app pode ajudar negócios de praticamente qualquer segmento do setor do varejo ou da indústria que precise lidar com esse conceito. Ele pode ser usado, por exemplo, para identificar e melhorar a presença de uma marca em pontos de vendas.


O aplicativo é tão eficiente e faz tanto sucesso porque conta com diversas funcionalidades. Ele pode controlar a gestão de equipe com a possibilidade de verificar o check in e check out, além verificar as informações do ponto de venda como preços e controlar a reposição e o estoque.


Isso significa que ele pode ser usado tanto pela equipe de promotores, para ver a disponibilidade de rotas ou para aproveitar conteúdos digitais para treinamentos. Já os supervisores, podem fazer uma avaliação de produtividade e um controle mais específico da assiduidade dos funcionários.


No caso da Claro, como se trata de uma empresa tão grande e que possui diversos negócios e áreas de atuação, a parceira é um pouco mais complexa.


A empresa de telefonia móvel possui uma equipe do canal de varejo com 98 promotores e 5 supervisores que vendem diversos serviços como, pré-pago, recarga e alguns tipos de controle. A atuação desses promotores para vender esses serviços pode ser de dois tipos: a primeira, é feita dentro de um ponto de venda, em um stand de telefonia que eles compartilham com outras operadoras. Neste caso, quando um cliente entra na loja ele é abordado e os serviços são oferecidos. No segundo tipo de atuação, é feita uma abordagem em um ambiente externo, que normalmente traz um resultado mais eficaz e é um pouco mais agressiva.

Existem também os LADs, ou Líderes de Área Desabilitada, que tem como objetivo treinar operadores de vendas por telefone, suporte e relacionamento com o objetivo de fazer com que os pontos de venda que não possuem um promotor da operadora possam ser mais rentáveis e ter o seu custo minimizado.


Antes do início da parceria, manejar todos esses processos com uma quantidade tão grande de funcionários era bem complexo. Para inserir novas vendas, o promotor precisava enviar os dados por SMS, usando certos códigos e com um limite de linhas específico. E para ver um resumo do seu histórico de vendas era mais complicado ainda.


O promotor precisava receber a informação do superior. Mas para isso, era feita uma verificação das vendas, em que um analista interno precisava gerar um relatório das SMS e conferir as vendas de cada promotor, linha a linha. Assim, esses dados eram enviados para o supervisor que repassava aos promotores. Era uma burocracia grande e que gastava muito tempo.


O uso do aplicativo para gerenciar o ponto de venda


Graças ao uso do Top Trade, todo esse processo foi eliminado. Hoje em dia, o promotor tem a visão direta de suas vendas e consegue muito mais facilmente simular a sua remuneração baseada nelas, liberando mais tempo para que o supervisor se foque em tarefas com prioridades maiores, como a gestão direta das vendas.


Além disso, o promotor também consegue bater o ponto de entrada e saída facilitando não só a sua vida, mas a do supervisor que também pode acessar esses dados facilmente. Antes dessa implementação, não havia como saber que o promotor de fato estava no ponto de venda – era preciso apenas confiar na informação.


A aceitação do sistema foi imediata e muito positiva, exceto com um pequeno problema de início. A resistência natural a ideia de ser monitorado fez com que os promotores tivessem um certo receio.


Porém, ao entender o quanto a sua vida ia ser mais fácil por conta da inserção de vendas mais simples os colaboradores aceitaram a solução. Além disso, a simulação de rendimento é um dos itens mais elogiados, pois fez com que eles trabalhassem com ainda mais afinco para buscar uma recompensa maior.


O processo hoje em dia é muito mais simples em relação ao anterior. Neste caso, o supervisor monitora quem faz parte do seu ponto de venda designado. Ao acompanhar um promotor, ele pode ver as vendas inseridas, sem precisar do analista, e pode imediatamente mostrar a simulação da remuneração em cima das vendas, deixando todo o processo muito mais claro e rápido.


Toda essa troca de informação muito mais rápida e eficiente traz muito mais agilidade, permitindo que o promotor faça muito mais vendas e se foque no mais no processo em si, enquanto a gestão pode se focar mais em rentabilizar o projeto como um todo.


Pois como é cada vez mais fácil identificar o desempenho de cada promotor, fica garantindo assim que a operação tem o máximo de rentabilidade. Porém, como trata-se de uma empresa e de uma operação muito grandes, a performance é inicialmente avaliada por equipe, pois é mais eficiente começar a avaliação pela área que tem percentual menor ao invés de individualmente.


Com esses dados é possível fazer relatórios de vendas e o desempenho das áreas a cada mês ou ano. Assim, são traçadas estratégias diferenciadas para os setores que têm menor desempenho.


Em um nível menor, cabe ao supervisor visitar os promotores e verificar se eles estão usando todas as ferramentas do app.


Porém, o aspecto mais importante destacado pela empresa é a disponibilidade das informações online. Segundo ela, isso facilita a gestão como um todo e faz com que não seja necessário gerar relatórios para ter uma visão maior do negócio.


O Top Trade App é capaz de atender empresas de qualquer tamanho e nos mais variados setores. Se quiser seguir o exemplo da Claro e tornar o seu processo muito mais eficiente, entre em contato conosco pelo formulário.


Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
uma pessoa está segurando um grupo de pessoas nas mãos.
22 mar., 2019
Um produto pode ser incrível, ter diferenciais que o destacam da concorrência e um preço acessível, mesmo assim, ele pode ficar parado nas prateleiras se a equipe de vendas não souber como fazer a negociação com o consumidor. O promotor de vendas é quem faz...
Share by: