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Equipe de promotores: a importância de manter tudo alinhado

O trade marketing traz em sua aplicação uma complexidade ampla. Muito disso está na relação e na gestão da equipe de promotores. Se não há um alinhamento adequado da equipe, consequentemente, há perdas no processo, tornando-o mais difícil e mais custoso.

Por isso, para o gestor de trade marketing, alinhar as perspectivas e processos de sua equipe de promotores, é fundamental. Se não houver sincronia entre as ações, seus resultados serão diretamente afetados. Imagine uma equipe de 15 promotores de venda (que é considerada pequena). Se cada promotor fizer determinada ação, teremos 15 resultados diferentes. O resultado disso é catastrófico.

Por isso, é importantíssimo manter o alinhamento de todas as ações. Porém, para que este alinhamento esteja de fato correto, é fundamental que os promotores estejam muito bem inseridos no processo. Por isso, a equipe de promotores é a base para que boas práticas sejam inseridas nas ações de trade marketing.

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Promotor, membro indispensável da equipe de trade

Dentro do trade marketing, o promotor é uma das pontas á “frente de batalha” de qualquer estratégia. É o ponto de relacionamento entre o gestor de trade marketing e os pontos de venda (PDV). Ele é, de forma geral, o elo. Um elo que será de grande importância para que as estratégias sejam as mais assertivas possível.

Entre as principais funções do promotor, estratégicas para o planejamento de trade marketing, podemos listar as seguintes:

Coleta de dados do PDV

Ter bons marcadores e dados é fundamental para o trade marketing. Como quem está em contato direto com o PDV é o promotor, será este profissional que irá fornecer os dados do shopper e do varejista. Por isso, a coleta de dados, que será analisada posteriormente e poderá trazer informações valiosas, é uma das tarefas mais importantes do promotor.

Preços e ações dos concorrentes

Monitorar a concorrência é uma das formas de antever e agir em determinadas situações ou então, mensurar o sucesso de determinadas campanhas. Neste caso, o promotor poderá trazer índices e informações bastante relevantes sobre este assunto.

Execução adequada do planograma

Esta é, sem sombra de dúvidas, a ação mais direta que o promotor terá dentro da estratégia de trade marketing. Será ele o responsável por executar a estratégia definida pela empresa e com o varejista. Neste sentido, a execução adequada do planograma, é uma das mais importantes tarefas do promotor.

Evitar rupturas

Nada mais desagradável para um consumidor do que procurar um determinado produto no PDV e não encontrá-lo. O promotor pode estar ciente do fluxo e evitar possíveis rupturas nos produtos da empresa, dentro do PDV.

O promotor é uma das mais importantes engrenagens dentro do processo de trade marketing. Por isso, ele deve ser encarado com tal atenção e principalmente, muito bem treinado e focado nas suas tarefas, principalmente em relação ao uso de smartphones.  

Contato direto com o PDV

No ambiente de um PDV, há inúmeras singularidades que precisam chegar ao conhecimento do gestor. Mas como isso pode acontecer em larga escala? Simples, com uma equipe de gestores bem treinada e com as ferramentas certas.

A equipe de promotores é que irá coletar os indicadores, diretamente no PDV, para alimentar as estatísticas para o gestor. Com isso, será possível traçar um plano de trade marketing muito mais assertivo.

Dentro do trade marketing, um dos gargalos mais complexos de ser resolvido é o de acompanhar de perto as ações e mensurar seus resultados. No geral, um gestor tem uma equipe grande de promotores e não consegue chegar a ponta da operação, dentro do PDV, de forma presencial.

O promotor então irá, de forma direta, trazer os indicadores das ações, retroalimentando as estatísticas das ações e com isso, fazendo com que o gestor tenha dados precisos.

É muito importante que as empresas de trade marketing vejam no promotor o ponto de intersecção entre a gestão das ações e a concretização das estratégias.

Algumas empresas optam até pelo supervisor de campo, para ser de forma exclusiva, este elo entre o gestor e o PDV. Ainda assim, o promotor segue em contato com o shopper e com os consumidores.

4 providências para o alinhamento da equipe

Para que a equipe de promotores seja de fato, o mais eficiente possível, é preciso um alinhamento preciso entre os processos e o treinamento. Desta maneira, selecionamos quatro providências que são fundamentais para o alinhamento da equipe!

Canal de diálogo aberto

Não será muito útil para o gestor de trade marketing ter uma equipe de promotores que não lhe fornece informações. Mas para que isso aconteça, é necessário um canal direto e aberto de diálogo. O promotor precisa ter facilidade para chegar até o gestor, bem como abertura de diálogo para tratar de soluções e apontar possíveis problemas.

Treinamento constante

Se o promotor é o elo entre o PDV e a gestão do trade marketing, ele precisa ser constantemente treinado para que possa atingir a excelência. Melhoramento nos processos, treinamento com base em ações práticas e outros conhecimentos necessários a prática do promotor, devem estar constantemente em pauta nos treinamentos da equipe.

Supervisão direta

O promotor também precisa de uma gestão alinhada, capaz de dar um norte às tarefas em campo. Cabe ao gestor ou a equipe de mensuração dos resultados estar diretamente monitorando as ações do promotor.

Isso fará com que seja possível obter informações preciosas, com indicadores mais precisos e eficientes.

Metas e gratificações

Treinamento, supervisão e diálogo são altamente importantes, mas metas e gratificações e que darão o norte para as ações do promotor. Além de trabalhar mais motivado e focado, as metas e gratificações ainda fomentam de forma direta, a melhora constante das ações!

São muitas as funções que o promotor pode desempenhar dentro de uma estratégia de trade marketing. Porém, ele precisa de ferramentas e processos que melhorem tais elementos. Por isso, criamos este artigo sobre como usar de forma consciente o smartphone na prática do promotor!