3 coisas que você deveria saber sobre product placement

3 coisas que você deveria saber sobre product placement

O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável.

Product placement é uma forma de marketing de promoção em que um produto é integrado em uma determinada produção ou contexto, escolhido para dar visibilidade clara e valorizada ao produto ou marca. O produto é visível, embora muitas vezes não seja o foco, e se encaixa quase perfeitamente no contexto.

Uma das principais diferenças do product placement para outras estratégias de marketing é a importância dos fatores que contribuem para isso, como contexto e ambiente em que o produto é exibido ou usado.

A implementação de uma estratégia de marketing eficiente é uma das condições essenciais para que um produto seja bem-sucedido no mercado, e o product placement ocupa papel de destaque nesse quesito. Por isso, separamos a seguir 3 coisas que você deveria saber sobre o product placement, uma modalidade de marketing que pode fazer a diferença para o sucesso do seu produto.

Boa leitura!

1 – O product placement cria demanda

A colocação de produtos e marcas é uma estratégia moderna de merchandising para que as marcas alcancem seus públicos-alvo sem usar a “propaganda tradicional”. Assim, o produto fica incorporado em outra forma de mídia, como programas de tevê, novelas, filmes e videoclipes.

Um exemplo interessante é o que aconteceu no mais recente filme do Homem-Aranha (Homem-Aranha: No Aranhaverso), em que o personagem principal usa um tênis Nike Air Jordan durante a aventura, o que iniciou uma corrida de adolescentes e crianças em busca do calçado. Esse é um exemplo de sucesso de um product placement e demonstra como o recurso pode ser bem utilizado.

2 – O product placement tem um excelente custo-benefício

Na maioria dos casos as marcas que utilizam product placement terão pago grandes somas de dinheiro para que sua marca seja colocada em filmes e shows de tevê de sucesso. Embora o custo de colocação de produtos possa ser alto, o pagamento pode ser ainda maior para a marca.

A marca de chocolates Hershey’s, por exemplo, viu um aumento de 65% pela colocação do produto durante uma cena-chave do filme E.T., de Steven Spielberg.

3 – O product placement alimenta a relevância

Além de um aumento nos lucros, o product placement também pode aumentar o reconhecimento da marca. As estatísticas econômicas indicam que as colocações de produtos em programas de tevê e novelas podem aumentar o reconhecimento da marca em até 20%, e a NextMedium afirma que esse número pode subir para 43% quando as veiculações são integradas em “programas emocionalmente envolventes”, pois uma associação positiva com um programa ou pessoa gera uma associação positiva com o produto correspondente.

O objetivo é que o consumidor em perspectiva seja positivamente influenciado pela marca, sem perceber abertamente a colocação dessa marca. O objetivo final do product placement é influenciar positivamente a percepção da sua marca ou produto para que o consumidor seja influenciado positivamente e se torne um consumidor.

Não são apenas as grandes corporações que podem utilizar o poder do product placement. As pequenas empresas podem não ter o capital para colocar seus produtos no próximo blockbuster, mas as redes sociais e varejistas locais também podem oferecer boas oportunidades para posicionar o seu produto ou marca.

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