5 dicas de Trade Marketing para você vencer a crise.

Você sabe o que é Trade Marketing? Trata-se de um procedimento onde o fabricante realiza um contato mais direto entre o consumidor e a sua marca, por meio de uma série de canais de distribuição. Mais abaixo, nós listamos 5 dicas de Trade Marketing para você se aprofundar no assunto e vencer a crise.

É importante destacar que o método não substitui o Marketing da Marca, mas um modelo de procedimento adicional, pelo qual os produtores simplificam o acesso do cliente às suas marcas, com o auxílio de distribuidores.

As estratégias aplicadas em Trade Marketing são encarregadas pela promoção das alterações de produtos, métodos de logística e táticas de marketing para conseguir atingir o cliente dentro dos pontos de venda (PDV) determinados pelos fabricantes.

Vale pontuar que, nos pontos de venda, a luta por uma área estratégica é sempre disputada e quanto mais a equipe de vedas estiver preparada, melhor será para a companhia. Para te ajudar a driblar a crise que tomou conta do Brasil nos últimos anos, descubra a seguir 5 dicas de Trade Marketing e domine o mercado!

5 dicas de Trade Marketing para você vencer a crise.

1. Preze pelo visual da marca

Sabe aquele ditado “É a primeira impressão que fica?”. É verdade. Você acha que um consumidor irá comprar um produto se a embalagem for feia? O primeiro impacto do cliente com a sua marca/produto está no contato visual. Isso significa que uma embalagem que não desperta a atenção do cliente não auxilia na venda do produto.

Para isso, você deve pensar em novos meios de fazer a distribuição dos produtos na gôndola. Não tenha medo em brincar com os formatos e cores das embalagens, buscando sair do convencional para atrair o olhar do cliente em potencial e sair na frente.
Você deve pensar em como seria o seu comportamento diante da gôndola para desenvolver uma estratégia eficaz e de qualidade.

2. Invista na comunicação visual de qualidade

A comunicação visual entre marca e consumidor deve ser impecável. Faça uso de cartazes, mostruários, etiquetas e displays que chamem bastante a atenção das pessoas. Além de aprimorar a comunicação, o uso destes artifícios também ajuda na disposição dos produtos.

Se puder ter displays próximos à gôndola, melhor. Desta forma, você poderá efetuar vendas por oportunidade – que é quando as pessoas adquirem coisas por puro impulso.

3. Elabore estratégias distintas

Fuja do básico! Se a sua companhia fabrica produtos alimentícios ou bebidas, promova ao público degustações dos principais produtos da sua empresa.

É uma estratégia que não falha. A razão está no fato de as pessoas gostarem de experimentar o (s) produto (s) antes de levá-lo (s) para casa. Além disso, trata-se de uma boa chance de possuir um contato mais direto com o consumidor e falar a respeito de seus diferenciais.

4. Fique atento à distribuição e posicionamento dos produtos

Estratégia básica de Trade Marketing, mas que é bastante eficaz. Há certos pontos que são estratégicos para promover mais vendas. E, para obter êxito nos PDV você precisa compreender o perfil e o comportamento dos clientes em potencial da loja, para entender a melhor localização para expor seus produtos.

O indicado é posicionar os principais produtos no campo de visão do público e os de menos relevâncias nas áreas mais baixas da gôndola.

5. Classifique os produtos de acordo com seu grau de atratividade

Esta dica complementa a anterior. Os produtos que possuem as melhores ofertas devem estar em um nível superior à altura da visão do consumidor, para que possam despertar sua atenção.

Nos graus intermediários, você deve posicionar os produtos que as pessoas já estão acostumadas a comprar. Já no nível de visibilidade mais difícil, pode ser posicionados produtos de maior proporção, tais como papel toalha, por exemplo.

Gostou destas dicas? Entre em contato conosco através do formulário em nosso site!