5 dicas para montar o planograma ideal para as suas gôndolas

O planejamento estratégico das gôndolas de um supermercado ou loja, também conhecido como planograma, é o caminho mais objetivo para alcançar resultados consistentes com a sua estratégia de trade marketing.

Como sabemos, a disposição dos produtos nas gôndolas e seções influencia na decisão de compra do consumidor. Por isso, conhecer como dispor os produtos é essencial para qualquer varejista, e os conceitos de marketing envolvidos na estruturação de um bom planograma podem se converter em vantagens competitivas e mais força na negociação com os fornecedores.

Separamos a seguir 4 dicas essenciais para montar o planograma ideal para as suas gôndolas, conselhos testados e aprovados que vão aumentar as suas vendas e facilitar a gestão dos estoques. Confira!

1 – Seja estratégico no gerenciamento por categoria

Esse é um dos itens mais relevantes do planograma. No gerenciamento por categoria é feito um estudo sobre as características dos produtos disponíveis nas gôndolas que serão objeto do planograma. Itens como a participação de mercado, lucratividade, concorrência e a percepção do consumidor são mensurados, e a partir desses parâmetros é possível definir o as características ideais do planograma.

Com esse gerenciamento é possível direcionar o ponto de venda para os interesses dos consumidores, aumentando o sortimento de produtos de interesse ou eliminando itens com pouca procura.

2 – Coloque os produtos mais vendidos no fundo da loja

Essa dica parece óbvia, mas ainda é ignorada por muitos lojistas. Produtos muito procurados, como pães e carne em um supermercado, ou o balcão de remédios em uma farmácia, precisam estar longe da entrada da loja, sem muito destaque. A lógica aqui é que o consumidor já busca esses itens naturalmente, e, se o acesso aos best-sellers for muito facilitado, a permanência no ponto de venda pode ser reduzida.

3 – O planograma é um esforço coletivo

A gestão do planograma é um esforço compartilhado que precisa ser amarrado com todos os setores de um supermercado ou loja para que cumpra o seu objetivo. O posicionamento de cada item em uma gôndola passa por um planejamento que deve envolver a área comercial, o departamento de marketing e o setor arquitetônico, entre outros, permitindo ajustar e negociar corretamente a composição de cada categoria de produto.

Todos os colaboradores da loja devem ser capacitados para executar todas as ações do planograma, além de ter voz ativa neste planejamento, afinal, são os funcionários e promotores que lidam com o público e observam o comportamento prático dos consumidores.

4 – Use a régua para a manutenção do planograma

A régua é uma guia para que os repositores possam seguir o planograma sem maiores dificuldades. A régua deve estar presente nas prateleiras e ser atualizada sempre que um novo produto for inserido na dinâmica do planograma, de modo a não criar confusão e destruir a construção das gôndolas.

5 – Utilize ferramentas de inteligência

Aplicativos de trade marketing, como o TopTrade App, podem ser fundamentais para estruturar o seu planograma. Através dele, é possível gerir as equipes, a organização do PDV, o merchandising e os planogramas, sendo uma solução completa para gerir as gôndolas de um jeito simples e inteligente.

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12 funcionalidades de apps de Trade Marketing para gerenciamento por categoria