6 passos para otimizar a roteirização da sua equipe externa

6 passos para otimizar a roteirização da sua equipe externa

Para as empresas que têm uma equipe externa normalmente de promotores de vendas, a roteirização é um procedimento operacional e ao mesmo tempo estratégica. Ela deve ser pensada no sentido de otimizar o trabalho desses profissionais para melhorar os resultados obtidos por meio dessa atividade remota. Veja, a seguir, alguns passos certeiros para aprimorar essa roteirização.

Como gerir uma equipe de promotor de vendas e obter os melhores resultados?

Considere a missão do promotor nesse deslocamento

O objetivo do promotor quando chegar ao seu destino interfere no tempo que ele vai passar lá. Por exemplo: quando a ideia é melhorar o relacionamento no ponto de venda, de nada adianta querer que o profissional percorra dez locais no mesmo dia, justamente porque ele vai precisar dar a devida atenção ao responsável por recebê-lo. Por isso, esse é o primeiro passo.

Inclua o promotor na roteirização

Faz todo o sentido que a pessoa que terá de percorrer aquele trajeto participe da elaboração dele. Até porque, o promotor está mais habituado a fazer esse trabalho externo, então tem mais noção do que funciona na prática para otimizá-lo. Permita que ele participe ativamente e opine sobre a roteirização e, de preferência, elabore-a levando em conta a residência de cada profissional. Esse é um pequeno detalhe que faz toda a diferença.

Acompanhe

Quando a roteirização estiver sendo colocada em prática, os gerentes precisam acompanhar, até mesmo para detectar a necessidade (ou não) de fazer ajustes. Para isso, conte com a tecnologia: nosso sistema de Trade Marketing garante um monitoramento preciso e completo de todas as rotas percorridas pelos seus promotores.

Organização das paradas

Partindo da casa do promotor, a primeira parada sempre deve ser a mais distante e, é claro, é preciso prestar atenção em paradas próximas, que possam ser destinadas ao mesmo profissional. Parece um passo muito óbvio, mas acredite, há empresas que não tomam esse cuidado e o trabalho externo não flui tão bem quanto poderia.

Considere os PDVs

Tenha em mãos uma relação do ROI de cada PDV que deverá ser visitado por um promotor. Assim, você consegue saber qual deles é mais significativo para a empresa e isso ajuda quando for necessário definir prioridades. Por exemplo: numa determinada semana, um promotor precisou de afastamento médico e não será possível percorrer todos os pontos de venda que haviam sido estabelecidos. Nesse caso, você consegue priorizar aqueles que proporcionam uma lucratividade maior.

Roteirização por período

A roteirização precisa obedecer a um sistema de periodicidade, que varia conforme as necessidades de cada empresa. Ela pode ser semanal ou quinzenal. O importante é definir um esquema, por exemplo: todos os dias 25 de cada mês, os profissionais responsáveis se reúnem e montam a roteirização para todo o mês consecutivo. Esse trabalho deve ser organizado para não ter a necessidade de interromper outras tarefas para retomar o desenho dos trajetos constantemente.

Não há dúvidas de que a tecnologia ajuda muito nesse tipo de trabalho, por isso, fica aqui o convite para você acessar o nosso formulário, preencher seus dados e aguardar o nosso contato para conhecer melhor o aplicativo.

Geolocalização e Trade Marketing: Por que essa relação é importante?