7 maneiras de melhorar as ações de merchandising na sua empresa

7 maneiras de melhorar as ações de merchandising na sua empresa

7 maneiras de melhorar as ações de merchandising na sua empresa

Não são raras as vezes em que o termo merchandising é utilizado de forma incorreta por leigos na área. Muita gente, ao ver a propaganda de um produto em novelas ou programas de entretenimento, logo diz: “olha o merchandising que estão fazendo”.

Na verdade, merchandising refere-se mais especificamente a ações no ponto de venda (PDV), local onde o cliente decide os produtos que vai comprar, ainda que tenha ido ao local com uma lista pronta do que precisa.

Adotar ações de merchandising é um dos meios de interagir com o comprador, proporcionando a ele uma experiência de compra mais agradável e fazendo-o se lembrar de sua marca.

Agora que já esclarecemos o conceito do termo, vamos às sete maneiras de melhorar as ações de merchandising na sua empresa.

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Qual é o objetivo do cross merchandising?

1. Invista em promoções

Por mais que o seu lucro venha a diminuir, investir em descontos e promoções pode lhe a ajudar ainda mais a divulgar novas mercadorias, captar clientes, manter os antigos e, consequentemente, alavancar as suas vendas.

2. Busque despertar os sentidos de quem visita a sua loja

Acredite, isso poderá tornar a experiência de compra bem mais emocionante. Enquanto você estimula a visão com cores e imagens, o tato pode ser explorado deixando os produtos ao alcance da mão para que o cliente possa tocá-los.

Fragrâncias agradáveis ajudam a conquistar o olfato e as degustações, a agradar o paladar. Para fechar o pacote, deixe para a audição músicas ambientes que estimulem o ato de compra.

3. Cuide do visual dos seus produtos

Mantenha as suas mercadorias livres de riscos, poeira e marcas de envelhecimento. Não se esqueça também de manter a sua empresa limpa e organizada. Lembre-se: as vendas dependem de uma boa impressão.

4. Mantenha as prateleiras cheias

Prateleiras cheias imprimem a sensação de fartura e de grande oferta de produtos. Se quiser incrementá-las um pouco mais, você pode ainda criar um paredão com o mesmo produto empilhado, em destaque, para encher os olhos dos seus clientes.

5. Aprenda com os consumidores

Ao receber críticas e sugestões, sempre agradeça ao cliente pela sua opinião. Ouça-o e trabalhe para implementar melhorias e corrigir falhas. Realizar ajustes no seu negócio com base nos depoimentos dos consumidores é a melhor forma de alavancar as vendas.

6. Faça uso do cross-merchandising

O cross merchandising ocorre no momento em que produtos de categorias diferentes são expostos lado a lado, como quando escorredores de macarrão são colocados à venda no corredor de massas. O objetivo dessa prática é melhorar o giro de produtos com pouca saída (que, no caso citado, seriam os escorredores).

7. Controle as ações no PDV com o TopTrade App

É importante que o gestor comercial acompanhe as ações no PDV para saber como incrementar as vendas nesse local. O TopTrade App fornece, em tempo real, informações importantes como Preços e Frentes, Reposição e Estoque, Organização e Merchandising, Degustação e Cliente Oculto e Força de Vendas.

O aplicativo oferece, ainda, materiais físicos para apoio no PDV e a possibilidade de controle do check-in e checkout das equipes nos pontos de venda. Na aquisição do TopTrade, você também poderá ter acesso a serviços complementares, como locação de smartphones, plano de dados de internet móvel e criação e design de materiais e PDVs.

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