ABC do Trade Marketing: tudo o que você precisa saber.

ABC do Trade Marketing: tudo o que você precisa saber.

Por muito tempo, a relação entre indústria e comércio esteve baseada em um repasse de produtos onde não havia a garantia de revenda. Esse cenário, no entanto, começou a mudar com o aumento da competitividade em todo o setor produtivo, fazendo com que a indústria tivesse que mudar de comportamento para garantir seu posicionamento no mercado. Com essa mudança de cenário, surgiu o Trade Marketing.

O Trade Marketing permitiu uma relação mais otimizada, que busca prever a necessidade ou desejo do cliente para alcançá-lo nos pontos de venda de produtos. Se o conceito ainda não está claro para você, fique tranquilo. Nesta postagem iremos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o Trade Marketing para aplicá-lo em sua empresa.

O que é Trade Marketing?

O mercado brasileiro sofreu uma verdadeira revolução a partir da década de 90. O cenário de maior estabilidade econômica associada ao crescimento da concorrência em diversos segmentos de produtos transformou as relações entre indústria e canais de distribuição.

O Trade Marketing, portanto, é um segmento onde são elaboradas estratégias para que o fabricante alcance o consumidor mesmo em um cenário com ampla oferta de produtos concorrentes. Dessa forma, o Trade Marketing busca conquistar seu espaço nos pontos de venda por meio de estratégias direcionadas ao cliente. Ou seja, se o produto atrai o cliente, ele será vendido e, portanto, torna-se interessante também para o canal de distribuição.

Além da indústria, o Trade Marketing também se expandiu ao setor comercial, pois neste local também é necessário identificar a penetrabilidade dos produtos nos pontos de venda.

Atividades desenvolvidas no Trade Marketing

Agora que você já sabe qual é a principal finalidade do Trade Marketing, é hora de falar um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas no segmento para alcançar esse objetivo. Uma das principais funções do segmento é levantar informações relacionadas com a presença dos produtos nos pontos de venda. Uma vez munida de informações, a indústria ou o ponto de venda pode traçar estratégias.

Entre as funções do trade marketing está o desenvolvimento de atividades nos pontos de vendas. Essas atividades vão desde a elaboração de campanhas de merchandising – como degustações e outras ações promocionais – até o levantamento de informações sobre preços, fretes, estoques dos produtos, entre outras.

Além de desenvolver atividades, o trade marketing ainda deve fazer a gestão de investimentos nos pontos de distribuição dos produtos, realizar pesquisas de consumo e avaliar a performance das ações aplicadas.

Ferramentas de aplicação do Trade Marketing

Com o aumento cada vez mais frequente da informatização dos ambientes industriais e comerciais, é necessário que as empresas tenham acesso à ferramentas para controle das métricas e desenvolvimento de atividades do Trade Marketing.

Atualmente, por meio de um aplicativo é possível fazer a gestão do produto no ponto de venda, por meio de acesso a informações e até mesmo planejando ações no mercado para o consumidor.

Além disso, por meio da coleta de informações, o aplicativo fornece de forma automática relatórios com métricas importantes para o diagnóstico da presença do produto no mercado.

Pronto! Agora que você aprendeu tudo o que precisa saber sobre o Trade Marketing, é hora de encontrar uma solução personalizada para a sua empresa.