aplicativo para franquias

Como o uso de um aplicativo para franquias e redes de lojas auxilia na gestão?

Começar um negócio nunca é uma tarefa fácil. Abrir uma empresa envolve muitos fatores e exige muito tempo e disposição, sem falar nas variáveis que influenciam o mercado e nos riscos comuns a qualquer empreendimento. Por isso, muita gente prefere investir em uma franquia, uma alternativa considerada mais segura.

Essa redução de riscos característicos das franquias se deve ao fato de que geralmente a marca já possui uma boa reputação no mercado, além de oferecer vantagens como modelo de negócios prontos e assistência aos franqueados. Ainda assim, não podemos dizer que esse é um tipo de negócio com uma fórmula mágica para o sucesso.

A gestão da franquia é essencial para o desempenho como em qualquer outra empresa. O mesmo é válido para redes de lojas, que embora já tenham um espaço no mercado e saibam como fazer negócio, nem sempre mostram o mesmo desempenho de uma unidade para outra.

Leia também: 12 funcionalidades de apps de Trade Marketing para gerenciamento por categoria

O uso de um aplicativo para fazer a gestão de franquias e redes de lojas tem ganhado cada vez mais espaço em diversos segmentos do mercado. Mas antes de aderir a essa tendência, é importante entender como o aplicativo funciona e seus benefícios.

O que é um aplicativo  para franquias e redes de lojas?

Os programas de gestão se tornaram muito comuns nos últimos anos. Com a popularização dos smartphones, o desenvolvimento de programas para esses aparelhos e a facilidade de uso e de locomoção que os celulares modernos oferecem, eles se tornaram grandes ferramentas de trabalho.

Assim, um aplicativo de gestão pode oferecer uma infinidade de serviços ligados aos diversos setores de uma empresa, facilitando a execução de processos e o controle de cada área, o que resulta em um trabalho otimizado e com melhores resultados.

Franquias e redes de lojas têm muito a ganhar com o uso de um aplicativo de trade marketing para auxiliar na gestão. Afinal, é preciso manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, garantir um bom atendimento, realizar ações estratégicas cuidadosamente, tudo isso em diversos pontos diferentes, de forma alinhada e sem perder tempo.

O aplicativo de trade marketing tem um custo acessível, bem como os aparelhos e planos de telefonia. E as vantagens são muitas, permitindo um controle maior do que acontece no seu negócio.

Como um aplicativo ajuda na gestão de redes de lojas e franquias?

Os aplicativos de gestão são essenciais para qualquer empresa hoje em dia. O desenvolvimento tecnológico permitiu a criação de alternativas seguras, que não colocam dados e informações sigilosas em risco. Além disso, esses aplicativos se tornaram estratégicos, pois auxiliam na gestão, facilitando todo o trabalho.

E se isso ainda não é suficiente para te fazer acreditar na importância de contar com um aplicativo para franquias e redes de lojas, pense que seu concorrente provavelmente já conta com essa ferramenta e seu negócio está ficando para trás. Portanto, esse recurso deixou de ser uma opção e se tornou uma obrigatoriedade para continuar crescendo e se destacando no mercado.

Confira agora como um aplicativo de trade marketing pode auxiliar na gestão de franquias e redes de lojas:

1. Otimização das tarefas

O recurso de agenda permite controlar todas as suas tarefas e a funcionalidade de roteirização traça os caminhos mais curtos e inteligentes, garantindo mais praticidade e otimização de serviços. Se 7 unidades precisam de reparos elétricos, por exemplo, você pode agendar todos para o mesmo dia, planejando a melhor rota para economizar tempo e dinheiro.

2. Execução de checklist por supervisores

Você já passou por uma situação em que um único detalhe esquecido comprometeu todo o resultado, dificultou o trabalho ou trouxe algum prejuízo? Com um aplicativo de gestão isso vai se tornar coisa do passado, porque é possível fazer checklist dos itens e tarefas, permitindo mais eficácia e redução de erros.

3. Controle de vitrines com fotos

Administrar diversos PDVs é um trabalho complicado, mas com o aplicativo fica muito mais simples cuidar da organização do visual merchandising. O recurso de captura de imagens direto no aplicativo permite que cada membro da sua equipe envie fotos das suas vitrines, garantindo assim um padrão de qualidade. É fácil, rápido e altamente eficaz. Você pode estar em outro estado e ainda assim ter controle do seu negócio.

4. Possibilidade de crescimento

Cada rede ou franquia tem as suas particularidades e necessidades, por isso, é importante escolher um aplicativo flexível, que ofereça um desempenho robusto, mas que se adapte às suas necessidades conforme elas surgirem. Um bom aplicativo para franquias e redes de lojas precisa ser escalável, ou seja, garantir que o uso dos recursos que oferece possa ser expandido conforme a empresa crescer.

5. Pesquisa

Conhecimento é poder. Quanto mais informações temos sobre um negócio, mercado ou público, maior é o nosso entendimento e melhores serão as nossas decisões e ações. Com o Business Intelligence você tem acesso a inúmeras informações que dão suporte à gestão do seu negócio. Além disso, o aplicativo conta com biblioteca de conteúdos e pode gerar diversos relatórios.

6. Ações de marketing

Se você quer conhecer como é o atendimento de um PDV, fazer uma ação de Cliente Oculto é uma ótima ideia que você pode aplicar através de um aplicativo para redes de lojas e franquias. Também é possível organizar uma Degustação, para que os clientes possam conhecer seu produto e as vendas sejam estimuladas.

6. Organização estratégica dos produtos

A organização dos produtos nas gôndolas é muito importante para impulsionar as vendas. Você pode criar e visualizar planogramas direto do aplicativo, fazer testes, reorganizar os itens quantas vezes precisar, de forma simples e rápida, sem precisar tocar nos produtos.

Se você tem uma franquia ou uma rede de lojas ou se é gestor em um estabelecimento do tipo e ficou interessado em utilizar um aplicativo para otimizar e facilitar a gestão do seu negócio, entre em contato com a Top Trade App através do formulário em nosso site clicando aqui! Teremos prazer em atendê-lo e auxiliar para encontrar a melhor solução para sua rede de lojas ou franquia.

Leia mais: Tenha maior gestão e aumente a performance de trade marketing com o TopTrade