gerenciamento por categoria

12 funcionalidades de apps de Trade Marketing para gerenciamento por categoria

Cada vez mais os varejos precisam estar atualizados e promover melhorias nos pontos de vendas (PDV), pensando em oferecer ao shopper uma melhor experiência durante a jornada de compra. O Gerenciamento por Categoria é uma forma de gerar essa melhoria.

Gerenciamento por categoria é uma gestão dos sortimentos para atender demandas do shopper por uso. Ou seja, é uma forma de organizar e expor os produtos no PDV de acordo com uma categoria. Há diversas formas que podem ser usadas para classificar os produtos por categoria e isso deve ter embasamentos no comportamento do shopper.

Leia mais: O que é Sell Through?

Para fazer o gerenciamento por categoria, o varejo deve entender a finalidade de cada compra e encontrar fatores que unem produtos em categorias por uso. Por exemplo, alguns produtos são voltados para a higiene pessoal, portanto, formam uma única categoria. As categorias podem estar relacionadas à rotina do shopper, ou podem ser categorias sazonais.

O Gerenciamento por categoria é, normalmente, uma atribuição do varejista. Mas, a indústria deve estar inserida nesse processo e contribuir para essa gestão. Afinal, a indústria é quem detém a maior parcela de conhecimento sobre o produto e, por tanto, possui mais autoridade para classificá-los em categorias adequadas.

Por isso, é fundamental existir uma comunicação assertiva entre indústria e varejo. As informações sobre os produtos devem ser transmitidas com clareza aos varejistas, que por sua vez devem informar para as indústrias os números referentes ao sell out.

Além disso, o varejo por contar com o auxílio de apps (tanto para android, quanto para IOS), que possuem funcionalidades para tornar o supervisor e o promotor um agente ativo no PDV, melhorando essa comunicação entre varejista e indústrias.

Confira as 12 principais funcionalidades do app da TopTrade, com soluções customizáveis:

  • Geolocalização das operações
  • Integração com qualquer sistema
  • Captura de Imagens
  • Implantação imediata
  • Tecnologia robusta e escalável
  • Operação On-line e Off-line
  • Gestão em tempo real
  • Investimento Modularizado
  • Fácil Manutenção
  • Biblioteca de Conteúdos
  • Analista de Negócio Dedicado
  • Ambiente Cloud Seguro

Colaboração entre Indústria e o PDV para o Gerenciamento por Categoria

A indústria é crucial no processo de gerenciamento de categorias, principalmente para varejos de pequeno e médio porte. A vantagem do gerenciamento de categorias para esses varejistas menores é tornar o varejo um especialista em determinadas categorias e nichos de produtos – desbancando, inclusive, concorrentes menores.

Mesmo assim, muitos varejistas ainda inibem a parceria da indústria nesse método. E, sem perceber, acabam prejudicando o próprio negócio. Um exemplo de parceria bem sucedida é da Nestlé e P&G com um supermercado piloto da rede Princesa, do Rio de Janeiro (RJ). O case foi relatado pela Supermercado Moderno.

A indústria (as marcas citadas) promoveu no PDV a criação de “mundos” para grupos de produtos, por exemplo, o “mundo do homem”. Essa categorização conseguiu organizar o PDV, facilitando tanto o trabalho dos colaboradores quanto a experiência do shopper, a partir de uma ambientação do PDV por categorias. A indústria ficou responsável pela ambientação e também pela revisão do planograma, gerando melhorias constantes para o PDV durante a parceria.