Aprenda a deixar seu supermercado mais moderno com essas tecnologias

Os supermercados são os estabelecimentos clássicos do comércio varejista. Basta entrar em um deles para conseguir fazer um estudo de marketing completo, desde ações de merchandising até o posicionamento de produtos nas prateleiras. Além disso, o uso de tecnologia nesses espaços tem aumentado significativamente.

Veja alguns exemplos de como deixar o seu supermercado mais moderno contando com essas 5 tecnologias, das mais inusitadas às que já fazem parte da nossa realidade.

Self checkout

Esse recurso já é mais comum em supermercados do exterior, mas está começando a ganhar espaço no Brasil. Basicamente, são terminais de autoatendimento onde o próprio cliente consegue finalizar a sua compra, passando os códigos de barra dos produtos e pagando com cartão. Além de agilizar o processo e reduzir as filas, um terminal como esse ocupa bem menos espaço do que um caixa tradicional e não tem o custo de um operador.

Aplicativos próprios

Grandes redes de supermercados estão lançando seus próprios aplicativos, o que funciona muito para melhorar o relacionamento com o cliente. Uma ideia é que o cliente tenha um código ao se cadastrar e quando fizer compras, utilize esse mesmo código. Assim, o aplicativo consegue levantar quais são as categorias de produtos favoritas e indicar promoções específicas.

O aplicativo também pode ter espaço para o cliente inserir lista de compras, comparar preços de marcas diferentes do mesmo produto. Também pode ser criado um recurso para premiar os clientes a cada X reais em compras.

Supermercado tende a ser um segmento comercial bastante impessoal, por isso, a ideia do aplicativo é interessante para personalizar a experiência do consumidor.

Big Data

A coleta e análise de dados pode ser muito útil nesse ramo. Em São Francisco, nos Estados Unidos, já há supermercados utilizando um sistema que indica com muita precisão quais produtos precisam estar em estoque e quais as quantidades recomendadas. Esse levantamento é feito com base no comportamento de compra dos consumidores e evita o acúmulo de produtos parados em estoque e o consequente desperdício.

Nada de filas

Uma evolução do self checkout já é utilizada também nos Estados Unidos: o cliente baixa um aplicativo no celular, entra no supermercado, faz a compra dos produtos e o próprio aplicativo registra e debita o valor final do cartão de crédito. O consumidor sai dos corredores diretamente para casa, sem ter nem mesmo que passar perto de filas.

No Brasil, parece uma realidade ainda distante, mas os atacadistas precisam ficar atentos porque esse já é o presente lá fora e em breve será o nosso futuro.

Aplicativos internos

O que já é realidade aqui e de grande utilidade são aplicativos para uso interno, como o Top Trade. Ele facilita a gestão da equipe e melhora as ações no ponto de venda por meio de recursos que podem ser customizados de acordo com o seu negócio. Uma gestão de qualidade que literalmente cabe no seu bolso!

Preencha o formulário e entraremos em contato. Seja qual for o seu problema, vamos apresentar uma solução para saná-lo. O seu objetivo de crescimento se tornará a nossa própria meta!