5 coisas que você deveria estar fazendo para atrair clientes para o PDV

5 coisas que você deveria estar fazendo para atrair clientes para o PDV

PDV (Ponto de venda) bem organizado, promoções imperdíveis e outras dicas para levar o cliente até seu produto.

Veja táticas indispensáveis para aumentar o número de consumidores da sua marca.

Trabalhar com Trade Marketing é uma das formas mais efetivas de vendas. Para que tudo saia da melhor maneira possível é preciso que algumas medidas sejam adotadas, principalmente quando o assunto é o ponto de venda (PDV). Alguns métodos já são consolidados e outros devem partir da inovação e criatividade da equipe de merchandising de uma empresa. Pensando nisso que a Top Trade App, especialista no assunto, traz 5 coisas que você precisa fazer no seu PDV para atrair os clientes. Confira!

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Dicas para o seu ponto de vendas atrair mais clientes

1. Capacitação dos promotores

Temos dúvidas por natureza. E, quando vamos comprar determinado produto, os questionamentos se evidenciam. Treinar os promotores para seu PDV é uma forma contundente de atrair clientes, pois eles apresentaram a marca e o item a ser vendido com todas as características que o compõem – aumentando a possibilidade de o consumidor comprar o que está exposto. Uma boa equipe passa por uma liderança efetiva que, através de estratégias e demonstrativos acerca do mercado, indicará quais ações devem ser tomadas pelos promotores.

2. Invista no visual

É muito mais fácil angariar potenciais clientes quando dispomos de elementos visuais que chamem a atenção. Frases consolidadas como ‘é imperdível’ e ‘você precisa experimentar’ são dois exemplos clássicos de que saber utilizar do visual é chamar o cliente para conhecer o seu produto. Conhecer métodos como a ‘psicologia das cores’, que apontam quais tonalidades despertam diferentes sensações no público, é algo que você deve fazer agora mesmo no seu ponto de venda para atrair clientes.

3. Foque nas promoções

Pagar mais barato está entre as principais decisões (muitas vezes inconscientes, é bom frisar), que os consumidores tomam na hora de escolher determinado produto. No PDV não poderia ser diferente: agradar o bolso do consumidor é uma forma dele ser atraído no momento que se depara com a promoção. Pratique os melhores preços e destaque isso – na maioria das vezes o fluxo da venda de produtos com um preço unitário menor gera um número alto de vendas, que compensarão a diferença aplicada no PDV. Isso contribui para o estoque: quanto mais conseguir vender, menos gastos com estrutura de estoque é necessária.

4. Aplique o cross-merchandising

Para quem não conhece o termo cross-merchandising, ele refere-se à forma de disposição de produtos similares ou complementares, um próximo ao outro, fazendo com que o consumidor não precise tomar decisões complexas. Utilizando de um exemplo prático: colocar o carvão e a cerveja em promoção próximos ao açougue, ou dispor de produtos de um shampoo e condicionador que façam a mesma função (evitar a quebra, por exemplo), lado a lado. O consumidor, em grande parte das vezes, levará algo que não estava nos planos – mas, que utilizando do cross-merchandising, você dispôs a ele.

5. Aproveite a sazonalidade

Quando falamos do sazonal no Trade Marketing estamos nos referindo a algo que específico de determinada época: datas festivas, eventos, tradições regionais e tudo que acontece em períodos específicos do ano. Sempre que surgir uma oportunidade, atraia os clientes através da sazonalidade: o Natal é um bom exemplo, pois as cores e frases de impacto são bem definidas. Se há um evento regional, como um rodeio ou festa de um produto típico, aproxime suas estratégias no PDV que remetam a esta situação. Os clientes, inseridos dentro do contexto, procuram sempre algo que desperte sensações pontuais – e a sazonalidade é um poderoso aliado do seu ponto de venda.

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