Auditoria de PDV: Saiba como fazer e conheça seus benefícios

Toda empresa objetiva estratégias e processos que a façam ser bem sucedida e sustentável. Alinhar visão e valores com as ambições pretendidas fazem com que ela trilhe o caminho certo. O resultado esperado sempre está pautado em lucro, longevidade, fidelização e admiração. No caso de um comércio varejista, uma etapa rumo a este objetivo está em fazer regulamente auditoria de PDV.

As maiorias das estratégias de negócios são desenvolvidas nas salas de reunião, por parte da equipe de gestão da empresa. Esta, para traçar os caminhos a serem seguidos, precisa de constante retorno de relatório das auditorias no PDV. Ela irá servir como monitoramento das lojas e a fim de comprovação de que os procedimentos definidos estejam acontecendo da forma como foi planejado.

Todavia dois pontos precisam ficar bem definidos antes mesmo do início da realização da prática da auditoria. Primeiro quanto a sua periodicidade, uma vez que o controle da qualidade dos pontos de venda depende de supervisão constante. Outro ponto é a definição de uma metodologia, que é fundamental para identificação de possíveis falhas e a melhor aplicabilidade de correção.

Como se realiza uma auditoria de PDV?

Em uma auditoria, o responsável pela função vai até a loja com o objetivo de analisar alguns pontos pré-definidos. Estes podem ser relacionados à quantidade, aceitação, disposição, armazenamento, dentre outros. Na visita são realizadas anotações e fotografias, para que todas estas informações sejam documentadas.

A auditoria precisa ser fiel e exata em seus números e anotações, pois o erro pode trazer prejuízos em consequência. Por isso, não se aconselha mais que este procedimento seja feito por meio de formulários de papel. Os avanços tecnológicos propiciaram a oportunidade de hoje ter softwares e aplicativos capazes de otimizar toda a auditoria de PDV. Tablets e smartphones são práticos, ou mesmo notebooks também são positivos neste processo. Menos falhas, menos perdas de informações.

A sua auditoria pode ser facilitada através do aplicativo desenvolvido pela Top Trade. Suas funcionalidades como preços e frentes, análises de reposição e estoque, avaliação de força de vendas, cliente oculto, cooperam no processo. Além de proporcionar facilidades práticas para o auditor como a possibilidade de geolocalização das operações, modo offline e captura de imagens.

A auditoria é determinante para o crescimento.

Quando falamos das vantagens e benefícios, não se pode deixar de salientar que os procedimentos estão seguindo o padrão determinado. Estamos falando de aumento da conversão. Uma auditoria de PDV avalia se as estratégias e atividades definidas estão sendo cumpridas de acordo. Toda empresa necessita realizar de maneira periódica pesquisas de mercado para saber se os produtos estão sendo bem aceitos e se a loja é relevante naquela localização. A auditoria entra aí, fazer com que se cumpram as orientações, de modo que resulte em crescimento de vendas.

Pode acontecer de o erro não ser encontrado na metodologia adotada, mas na maneira como ela é executada. Neste ponto está outro benefício das auditorias, elas trazem dados relevantes em que é possível identificar se os problemas de vendas são pontuais ou recorrentes. Falhas de armazenamento, erros no atendimento ao cliente e mesmo disposição confusa dos produtos nas gôndolas fazem com que o capital fica parado e ocorram perdas.

Agora que você conhece as vantagens do aplicativo de gestão da TopTrade. Conte conosco para o aperfeiçoamento das suas vendas. Preencha o nosso formulário de contato no site e saiba mais.

Tenha maior gestão e aumente a performance de trade marketing com o TopTrade