Business Intelligence como uma vantagem competitiva para o Trade Marketing

Business Intelligence como uma vantagem competitiva para o Trade Marketing

Atingir os clientes de forma assertiva é uma das principais preocupações das empresas. São estratégias desenvolvidas diariamente para possibilitar um melhor desempenho das ações propostas. No meio disso, conceitos como Trade Marketing estão ganhando espaço. Além disso, em conjunto, temos ainda o Business Intelligence que também é conhecido como BI. Mas o que torna esses dois tão importantes? E como otimizar suas estratégias utilizando os dois?

Entendendo os conceitos de Trade Marketing e Business Intelligence

Para começar a colocar essas estratégias em prática, você deve saber do que se trata ao certo esses conceitos. Trade Marketing são estratégias desenvolvidas para as necessidades dos parceiros da cadeia de distribuição na hora da venda. Isso significa que por meio de ações é possível impactar diretamente o público-alvo.

São exemplos de Trade Marketing os eventos de relacionamento, promoções e merchandising. O treinamento dos promotores e os vendedores também faz parte do Trade Marketing. Tudo isso agrega valor ao que você elaborará para que a marca se relacione da melhor forma com o consumidor.

Já o Business Intelligence (BI) corresponde a todo o processo de organização, análise, coleta, monitoramento e ainda o compartilhamento de dados. Tudo isso possibilita que a empresa tenha mais suporte na gestão de negócios. Nisso tudo inclui o Big Data, que é a concentração alta de dados em muitas plataformas. Muitas vezes essas informações são obtidas de maneira bruta. Um profissional especializado realiza o refinamento disso, deixando apenas as informações relevantes.

Tanto o Trade Marketing quanto o BI são conceitos essenciais para a estratégia de marketing. E ainda que muitas pessoas acreditem que são coisas distintas, na verdade podem render grandes resultados se forem combinadas.

A importância de integrar o CRM ao aplicativo de gestão da força de vendas

Vantagens de unir o Trade Marketing com o BI

Investir em melhorias nos pontos de venda é fundamental para qualquer estratégia de vendas. E para isso é necessário saber interpretar as informações coletadas desses locais. Mais importante do que utilizar uma ferramenta de Trade Marketing é compreender o processo que há nos bastidores.

Para aquela ação acontecer, um grande volume de dados foi analisado. Os pontos com ticket mais alto, maior recorrência dos clientes entre outros pontos são compreendidos por meio do BI.

É impossível realizar qualquer estratégia de sucesso sem o apoio da tecnologia. E por meio da gestão inteligente desempenhada pelo BI, o Big Data pode ser usado a favor da empresa.

Com isso, as ações serão mais assertivas, assim como a estratégia mais indicada será desenvolvida. Não podemos nos esquecer que isso reflete na equipe, que tem sua produtividade aumentada e as suas atividades otimizadas.

Lembrando que existem diversos meios para você analisar os dados. Se for realizado da melhor forma, é capaz de proporcionar insights e ainda avaliar as ações realizadas. Afinal de contas, de nada adianta fazer algo se você não pode mensurar se teve o efeito esperado ou não. E toda empresa pode e deve investir na integração de Trade Marketing e Business Intelligence.

Se você quer alavancar o seu negócio, baixe o nosso aplicativo. É um sistema, prático, seguro e muito eficaz para otimizar as suas estratégias de marketing. Entre em contato conosco e saiba como fazer isso e transformar a sua empresa.

Por que os indicadores de Trade Marketing são importantes para o controle das vendas?