Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda

A parceria com a Claro surgiu da necessidade que esta empresa tinha de tornar os processos de acompanhamento de promotores nos pontos de venda um pouco menos complexos, de modo a fazer com que a eficiência e o rendimento gerais fossem cada vez maiores. Vamos ver como foi o início dessa história e como ajudamos a Claro a otimizar seu rendimento no ponto de venda.

Os parceiros e a parceria

A Claro é uma das maiores empresas de telefonia móvel do país, e chegou ao Brasil em 2003. Apenas dois anos depois, a empresa já contava com mais de 18 milhões de clientes. Ela foi a primeira empresa de telefonia a usar o serviço de 4G no Brasil e, hoje em dia, está presente em todo o território nacional.

Já o Top Trade é um aplicativo e uma plataforma de Trade Marketing que tem 20 anos de existência e hoje em dia conta com mais de 200 clientes. Essa clientela grande e variada existe porque o app pode ajudar negócios de praticamente qualquer segmento do setor do varejo ou da indústria que precise lidar com esse conceito. Ele pode ser usado, por exemplo, para identificar e melhorar a presença de uma marca em pontos de vendas.

O aplicativo é tão eficiente e faz tanto sucesso porque conta com diversas funcionalidades. Ele pode controlar a gestão de equipe com a possibilidade de verificar o check in e check out, além verificar as informações do ponto de venda como preços e controlar a reposição e o estoque.

Isso significa que ele pode ser usado tanto pela equipe de promotores, para ver a disponibilidade de rotas ou para aproveitar conteúdos digitais para treinamentos. Já os supervisores, podem fazer uma avaliação de produtividade e um controle mais específico da assiduidade dos funcionários.

No caso da Claro, como se trata de uma empresa tão grande e que possui diversos negócios e áreas de atuação, a parceira é um pouco mais complexa.

A empresa de telefonia móvel possui uma equipe do canal de varejo com 98 promotores e 5 supervisores que vendem diversos serviços como, pré-pago, recarga e alguns tipos de controle. A atuação desses promotores para vender esses serviços pode ser de dois tipos: a primeira, é feita dentro de um ponto de venda, em um stand de telefonia que eles compartilham com outras operadoras. Neste caso, quando um cliente entra na loja ele é abordado e os serviços são oferecidos. No segundo tipo de atuação, é feita uma abordagem em um ambiente externo, que normalmente traz um resultado mais eficaz e é um pouco mais agressiva.

Existem também os LADs, ou Líderes de Área Desabilitada, que tem como objetivo treinar operadores de vendas por telefone, suporte e relacionamento com o objetivo de fazer com que os pontos de venda que não possuem um promotor da operadora possam ser mais rentáveis e ter o seu custo minimizado.

Antes do início da parceria, manejar todos esses processos com uma quantidade tão grande de funcionários era bem complexo. Para inserir novas vendas, o promotor precisava enviar os dados por SMS, usando certos códigos e com um limite de linhas específico. E para ver um resumo do seu histórico de vendas era mais complicado ainda.

O promotor precisava receber a informação do superior. Mas para isso, era feita uma verificação das vendas, em que um analista interno precisava gerar um relatório das SMS e conferir as vendas de cada promotor, linha a linha. Assim, esses dados eram enviados para o supervisor que repassava aos promotores. Era uma burocracia grande e que gastava muito tempo.

O uso do aplicativo para gerenciar o ponto de venda

Graças ao uso do Top Trade, todo esse processo foi eliminado. Hoje em dia, o promotor tem a visão direta de suas vendas e consegue muito mais facilmente simular a sua remuneração baseada nelas, liberando mais tempo para que o supervisor se foque em tarefas com prioridades maiores, como a gestão direta das vendas.

Além disso, o promotor também consegue bater o ponto de entrada e saída facilitando não só a sua vida, mas a do supervisor que também pode acessar esses dados facilmente. Antes dessa implementação, não havia como saber que o promotor de fato estava no ponto de venda – era preciso apenas confiar na informação.

A aceitação do sistema foi imediata e muito positiva, exceto com um pequeno problema de início. A resistência natural a ideia de ser monitorado fez com que os promotores tivessem um certo receio.

Porém, ao entender o quanto a sua vida ia ser mais fácil por conta da inserção de vendas mais simples os colaboradores aceitaram a solução. Além disso, a simulação de rendimento é um dos itens mais elogiados, pois fez com que eles trabalhassem com ainda mais afinco para buscar uma recompensa maior.

O processo hoje em dia é muito mais simples em relação ao anterior. Neste caso, o supervisor monitora quem faz parte do seu ponto de venda designado. Ao acompanhar um promotor, ele pode ver as vendas inseridas, sem precisar do analista, e pode imediatamente mostrar a simulação da remuneração em cima das vendas, deixando todo o processo muito mais claro e rápido.

Toda essa troca de informação muito mais rápida e eficiente traz muito mais agilidade, permitindo que o promotor faça muito mais vendas e se foque no mais no processo em si, enquanto a gestão pode se focar mais em rentabilizar o projeto como um todo.

Pois como é cada vez mais fácil identificar o desempenho de cada promotor, fica garantindo assim que a operação tem o máximo de rentabilidade. Porém, como trata-se de uma empresa e de uma operação muito grandes, a performance é inicialmente avaliada por equipe, pois é mais eficiente começar a avaliação pela área que tem percentual menor ao invés de individualmente.

Com esses dados é possível fazer relatórios de vendas e o desempenho das áreas a cada mês ou ano. Assim, são traçadas estratégias diferenciadas para os setores que têm menor desempenho.

Em um nível menor, cabe ao supervisor visitar os promotores e verificar se eles estão usando todas as ferramentas do app.

Porém, o aspecto mais importante destacado pela empresa é a disponibilidade das informações online. Segundo ela, isso facilita a gestão como um todo e faz com que não seja necessário gerar relatórios para ter uma visão maior do negócio.

O Top Trade App é capaz de atender empresas de qualquer tamanho e nos mais variados setores. Se quiser seguir o exemplo da Claro e tornar o seu processo muito mais eficiente, entre em contato conosco pelo formulário.