Como o Smartphone pode ser um facilitador na gestão de Trade Marketing?

Os smartphones fazem parte de um grande número de atividades diárias dentro de uma empresa. Com o desenvolvimento de softwares especializados, já existe uma quantidade expressiva de empresas que trabalham com sistemas próprios que podem ser acessados pelos colaboradores para a realização de atividades rotineiras, incluindo a gestão de Trade Marketing.

Engana-se quem pensa que essa tecnologia não chega no setor de Marketing. O smartphone pode ser um grande aliado em todo o segmento, mas hoje falaremos especialmente do setor de Trade Marketing.

Smartphone como facilitador na gestão de Trade Marketing

O Trade Marketing é uma atividade que tem como principal diretriz o relacionamento entre indústria e ponto de venda, portanto a comunicação é um ponto essencial para o desenvolvimento dessa área em uma empresa. Os smartphones são, atualmente, os principais facilitadores dos processos comunicativos, pois oferecem uma gama de ferramentas que permite a sistematização de informações e a interatividade com outros usuários.

No caso específico do Trade Marketing, o smartphone pode tornar-se um facilitador por meio de um aplicativo com funções voltadas especificamente ao segmento. Desta forma, o gestor da empresa pode fazer controle de diversas variáveis à distância, porém com a mesma qualidade do que em um apoio presencial.

Confira algumas vantagens em utilizar o smartphone na gestão de Trade Marketing:

1. Contato direto com a equipe de promotores de venda

O treinamento e a orientação aos promotores de venda estão entre os pontos-chaves para ter uma campanha de Trade Marketing bem sucedida. No entanto, com a expansão do mercado torna-se cada vez mais difícil prestar apoio presencial aos pontos de distribuição.

Por meio do smartphone, a equipe de Trade Marketing pode repassar desde orientações gerais de contato com o consumidor até um calendário de ações a serem realizadas no ponto de venda. Da mesma forma que os promotores de venda recebem essas recomendações, eles podem repassar um feedback à equipe da empresa, tornando a avaliação das atividades mais frequente.

2. Relações estreitas com gestores de pontos de vendas

Assim como existe a comunicação com os promotores de vendas, o aplicativo também possibilita um relacionamento mais estreito com os gestores de pontos de vendas. Essa relação é essencial para a aplicação de estratégias de Trade Marketing, que vão desde a realização de eventos até o posicionamento dos produtos nas gôndolas.

Além disso, o aplicativo pode oferecer ferramentas para que o próprio gestor controle a equipe de vendas de acordo com as estratégias repassadas pela equipe de Trade Marketing. Assim, o smartphone também facilita o trabalho dentro do local de distribuição.

3. Armazenamento e sistematização de informações

Com um aplicativo destinado exclusivamente para a gestão das estratégias de Trade Marketing fica muito mais fácil sistematizar informações a respeito dos produtos nos pontos de venda. Nesse aplicativo, podem ser guardadas informações sobre processos práticos de logística e também sobre o andamento de campanhas realizadas pela equipe de vendas.

Com esses dados concentrados, o aplicativo também pode gerar métricas que servirão como base para a avaliação da funcionalidade das estratégias aplicadas.

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