Como um bom roteiro pode reduzir custos de deslocamento dos promotores?

Como um bom roteiro pode reduzir custos de deslocamento dos promotores?

Monitorar a equipe de promotores de venda em campo não é nada simples, ainda mais se considerar todas as variáveis que fazem parte do trabalho de cada um. Mas nós da TopTrade preparamos algumas dicas para manter e melhorar a produtividade da equipe, reduzindo os custos de deslocamento dos promotores a partir da elaboração de um bom roteiro, considerando as adversidades logísticas necessárias.

Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre como um bom roteiro pode reduzir custos de deslocamento dos promotores!

O que deve ser considerado para elaboração do roteiro

Nossa primeira dica para a elaboração de um bom roteiro para reduzir custos de deslocamento dos promotores é fazer a revisão da rota de cada um, considerando os seguintes pontos:

– Local onde o promotor(a) reside;
– Região atendida pelo promotor;
– Tipo de transporte que será utilizado;
– O tempo de permanência em cada Ponto de Vendas (PDV);
– O Retorno Sobre Investimento (ROI) referente a cada PDV.

Pode parecer óbvio, mas considerar como ponto de partida e de finalização da rota o local onde o promotor reside pode fazer muita diferença nos gastos com deslocamento. O promotor deve atender a região onde mora, ou a região mais próxima de sua residência, para evitar um deslocamento maior e desnecessário.

O tipo de transporte a ser utilizado é uma variável ainda mais importante. Ele(a) vai utilizar transporte público? Carro? Moto? Táxi? Cada transporte possui suas variações de tempo que devem ser consideradas na logística da operação.

Quanto ao tempo de permanência em cada PDV, é importante que seja elaborado um guia de execução objetivo e claro, para que o promotor possa ter um melhor desempenho em cada loja, aproveitando o tempo determinado da melhor maneira.

Para a criação desse guia, também é importante considerar e rever o ROI de cada visita, de acordo com o feedback do promotor responsável pelo atendimento do PDV em questão, para analisar o potencial do local. Afinal, existem locais que só vão querer reposições, por exemplo, enquanto outros mantém uma relação melhor que permite uma conversa e aumento da venda.

É importante também que o promotor participe da revisão ou elaboração do roteiro, para que ele também se sinta motivado e possa mostrar como é o relacionamento em cada PDV. Lembre-se: deixar o promotor participar ativamente também irá revelar mais sobre o desempenho e habilidades do mesmo.

Com essa revisão e as alterações propostas, é possível economizar em torno de 30% com o deslocamento dos promotores de vendas. Mas temos mais uma opção que irá te ajudar.

Otimização do roteiro de visita aos PDVs

Para facilitar o seu trabalho e o dos próprios promotores, é de grande valia que seja feita a otimização dos roteiros de visita aos PDVs. Por meio do App da TopTrade, você pode verificar e compartilhar em tempo real a rota planejada e a rota executada pelos promotores de vendas; fazendo todo o acompanhamento necessário.

Você conseguirá ajudar seus promotores e fiscalizá-los em tempo real, o que ajuda até a melhorar a produtividade de cada um. Isso te dará maior controle e diminui os custos de toda a operação, não só com o deslocamento. O TopTrade App é compatível com smartphones Android e IOs, e disponibiliza as seguintes funções para os supervisores das operações:

– Gráficos de performance da equipe;
– Controle de geolocalização da equipe;
– Controle de check-in e check-out da equipe nos pdvs;
– Avaliação de produtividade das operações;
– Agendas e roteirização;
– Faltas e atrasos dos promotores;
– Manuais e planogramas.
– Operação on-line e off-line

Para os promotores de vendas tem as seguintes funções:
– Disponibilidade de Rotas;
– Manuais e planogramas;
– Biblioteca de Conteúdos;
– Materiais para apoio no PDV;
– Equipamentos e Uniformes;
– Operação On-line e Off-line.
Entre em contato conosco, nós montaremos o plano ideal para o seu negócio!