Entenda o que é e como fazer a análise de sortimento no varejo

Uma análise de sortimentos eficiente é aquela que integra as informações obtidas no ponto de venda. Somente com um planejamento apoiado nos pilares da integração e da estratégia, uma empresa minimiza perdas, otimiza processos e gera lucros. Um cliente quer entrar na loja e ter opções de compra seja para o que precisa ou não, ele deve ser atraído para a compra. O cliente quer saber o que é novidade, saber sobre as últimas produções do mercado.

O sortimento é o resultado de estratégia

Pensando neste comportamento do cliente, o sucesso da empresa passa pela elaboração de um mix de produtos que seja assertivo. Todavia para isso, algumas práticas devem ser priorizadas. A começar por elaborar um planejamento comercial que tenham como chave as mensurações de margem, estoque e venda. A partir de então pensar no agrupamento dos produtos por suas similaridades, os chamados clusters. E com isso produtos localizados pensando na decisão de compra dos consumidores.

Não é somente a variedade que conta, mas também a profundidade deste sortimento, por isso, para fazer uma análise é necessário pensar na profundidade ideal por loja. No varejo todas as estratégias precisam estar mapeadas por subcategorias, assim elas refletirão no sortimento. Promover um planejamento das alocações e reposições com base nas necessidades do consumidor também faz parte do processo.

Os profissionais que estão em contato direto nos pontos de venda varejistas podem acompanhar de maneira ágil e eficiente o volume de compra e os preços praticados na concorrência. Pois assim, uma avaliação criteriosa pode ser feita quanto à transferência de demanda do sortimento, com a exclusão e a aquisição de produtos. Ainda mais, ter conhecimento da vida dos produtos, para que haja ajuste nos preços, planos para escoamento e ações de marketing voltadas para promoções.

Não há como fazer cada um destes pontos sem o apoio da tecnologia. Através dela é possível ter padrão de processos que permitam a precisão dos dados. Por aplicativos de gestão, como o da Top Trade, cada profissional envolvido tem acesso ao planejamento comercial, ao analise do sortimento e a visão consolidada da empresa. Pelo software da Top Trade há a gestão em tempo real, com soluções customizáveis e a implantação imediata.

Olhe para o seu espaço e seu cliente

A utilização do espaço físico deve ser feita sem exageros, não se pode ocupar todos os lugares disponíveis. Apesar do cliente queres ver sempre diversidade entre os produtos, ele precisa se locomover livremente. Além de que um ambiente poluído visualmente dificulta a localização do que se precisa. Os produtos precisam estar harmonizados no espaço destinado a eles nas gôndolas, prateleiras e corredores.

Na hora de reabastecer o estoque tenha cuidado porque é bom ter novidades na loja, e o cliente quer isso, mas nem tudo o que é novo é indispensável para o seu varejo. Para que você não faça um alto investimento e o cliente rejeite, conte com a ajuda dos promotores na realização de pequenas pesquisas, que podem ser feitas no PDV ou pela internet. Assim será possível saber o que o cliente realmente quer.

Na hora de pensar estrategicamente, como a analise de sortimentos, conte com a Top Trade. Preencha o nosso formulário de contato no site.

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