As principais estratégias de distribuição e execução de vendas no trade marketing

As principais estratégias de distribuição e execução de vendas no trade marketing

Com o boom do trade marketing em 1990 no Brasil e seu fortalecimento ao longo dos anos, diversas obras emergiram com o intuito de compreender a atuação e a competência dessa área, assim como as suas principais estratégias de distribuição e execução de vendas.

Exemplo é a famigerada obra de Matheus Alberto e Rafael Andrea, cujo título se chama Trade Marketing — Estratégias de Distribuição e Execução de Vendas.

Tendo por base essa e outras obras, enumeramos e compilamos, neste texto, as 4 principais estratégias de distribuição e execução de vendas no trade marketing, de modo que fosse possível verificar as práticas que têm sido adotadas nos últimos anos. Continue a leitura e confira.

1) Execução de go-to-market

O go-to-market é, basicamente, uma estratégia que viabiliza o contato e a aproximação de uma empresa com os seus diversos canais de vendas, ou melhor, com aqueles canais de vendas que se adequam aos objetivos de uma empresa.

Os fundamentos do go-to-market consistem, de modo geral, em posicionar o produto, conhecer o cliente final, determinar eventos que colaboram para a venda do produto, que podem ocorrer inclusive em pontos de vendas, determinar uma estratégia de venda e acompanhar essa estratégia.

2) Adoção de uma estratégia de venda que interage fortemente com os meios massivos

Fazendo parte da estratégia de execução de vendas, as empresas têm adotado uma estratégia de trade que interage fortemente com os meios massivos, como TV. Utilizam espaços como novelas para criar ações de merchandising de seus produtos.

3) Criação e execução de eventos diferenciados em pontos de vendas no trade marketing

Sendo responsável pelo atendimento ao consumidor final, os pontos de vendas têm sido gerido de forma estratégica e se submetido a um planejamento de eventos para crescimento no curto, médio e longo prazos. O objetivo final é, além de fazer o PDV crescer e conseguir comportar maior quantidade de produtos, executar ações estratégicas que ampliem a visibilidade do produto e viabilizem a venda.

4) Contratação de promotores para garantir a efetiva de distribuição e reposição de produtos

Para garantir que os produtos de uma marca estejam sempre destacados e postos de forma correta em gôndolas, prateleiras e PDVs, as organizações têm mantido equipes de promotores que auxiliam a distribuição e reposição de produtos.

Além dessa função, cabem a eles identificar novas oportunidades de exposição em outros locais de vendas.

O TopTrade pode ajudar a sua empresa na estratégia de distribuição e execução de vendas

Já usa o TopTrade? Se não usa, talvez você precise conhecer um pouco mais a respeito desse aplicativo que tem impactado o trade marketing.

Com ele, você pode tornar a sua estratégia de distribuição e execução de vendas mais eficiente, considerando que ele possui recursos que podem orientar, por exemplo, a sua equipe de promotores em relação às ações que devem ser executadas nos PDVs.

Com o TopTrade você tem total controle sobre a sua equipe, uma vez que ele disponibiliza, também, controle de check-in e checkout da equipe nos PDVs, além de fornecer geolocalização.

Dê a sua empresa eficiência e produtividade. Entre em contato conosco e solicite uma solução customizada!

Leia também:

As 12 principais funcionalidades do app da TopTrade, com soluções customizáveis.