Geolocalização e Trade Marketing: Por que essa relação é importante?

A empresa que pensa no futuro e na otimização de seu trabalho tem atenção à compactação do trabalho de sua equipe. No caso de trade marketing, monitorar os promotores é um grande desafio. Seguindo as agendas, estes profissionais executam diversas atividades e visitam uma boa quantidade de locais. Esta é a importância de investir em dispositivos de geolocalização, saber em tempo real por onde anda cada membro da sua equipe.

A questão não é vigiar com motivos de desconfiança ou em um tom de invasão de privacidade, mas sim em medir a performance deles em serviço. Assim, será possível ajustar as atividades, observar o que não tem dado certo e melhorar de maneira eficiente os resultados. Organizar informações sobre quantas lojas ou pontos de vendas o promotor de sua equipe conseguiu visitar por dia ou semana alimenta relatórios e dá base para novas práticas e métodos de trabalho. O trade marketing é capaz de delinear novos planos de promoção.

Decisões seguras em favor do trade marketing.

Visualizar os mapas e analisar os dados coletados tornam-se ferramentas para tomadas de decisão. As técnicas de marketing e vendas podem ser aprimoradas. Ter isso na palma da mão agiliza o planejamento de trade marketing. Os ganhos para a empresa apontam para uma crescente quando a geolocalização se relaciona com o trade marketing.

Bem sabemos que o trade marketing consiste em práticas planejadas e executadas pelo mercado varejista, no caso, com o objetivo aumentar as vendas e melhorar a performance dos canais de distribuição. Toda informação é essencial, então a geolocalização auxilia neste processo. Portanto é possível mensurar o desenvolvimento e resultado de ações promocionais, preços, canais de vendas, ficar de olho nos concorrentes, resultados, mix de produtos são alguns exemplos. Todas essas ações são transmitidas em tempo real para a equipe de gestão que compõe o back office da empresa.

Geolocalização em favor da eficiência nas atividades

Uma das mais relevantes melhorias que a geolocalização realiza no trade é o combate à ruptura e ao estoque virtual, aquele que marca um número no papel, mas que na realidade é outro. O investimento em geolocalização exige faz com que todas as ações sejam observadas de perto. Muitas vezes, pesquisas oficiais de órgãos públicos e instituições privadas não garantem a autenticidade dessas análises de mercado, somente aqueles que estão ali, dia a dia, podem trazer um real retrato.

Aplicativos de trade marketing, como o da Top Trade, são os mais indicados para este acompanhamento. Através de um dispositivo móvel, tablet ou smartphone, ligado a internet e com o sistema de GPS, é possível saber o que está sendo executado no ponto de venda. A Top Trade ainda conta com a possibilidade de que seu promotor realize check-in assim que chega ao PDV e o check-out quando o trabalho é concluído.

A geolocalização aliada ao trade marketing mensura se ações planejadas estão sendo efetivadas a contento. Isso porque ele possibilita que as marcas façam um mapeamento correto, dento do contexto em o shopper (consumidor) está inserido. Definidas as práticas de trade marketing, a experiência de compra fica mais cômoda para os clientes.

Conte com a Top Trade para aumentar o poder de gestão da sua empresa e o rendimento de sua equipe. Preencha o nosso formulário de contato no site e fique por dentro de todas as funcionalidades do nosso sistema de trade marketing.

Como gerir uma equipe de promotor de vendas e obter os melhores resultados?