Como a gestão logística auxilia no planejamento de trade marketing?

Como a gestão logística auxilia no planejamento de trade marketing?

Como a gestão logística auxilia no planejamento de trade marketing?

Antes de respondermos a essa pergunta, é importante apresentarmos primeiro o conceito de cada um desses termos. Gestão logística e trade marketing são duas ferramentas diferentes que acabam complementando-se, uma vez que sejam pensadas da forma certa.

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 Gestão logística

A gestão logística consiste no gerenciamento dos fluxos logísticos, que são aqueles que envolvem as atividades relacionadas à produção, compra, armazenamento e distribuição das mercadorias.

O gerenciamento logístico inteligente possibilita que o gestor institua projetos personalizados, considerando o perfil, necessidades e preferências do consumidor. Esse tipo de gerenciamento oferece também uma ampla visão da cadeia logística, que permite considerar e acompanhar todas as fases da cadeia de suprimentos.

Outros benefícios trazidos pela gestão logística são: melhoria nos resultados, redução de gastos e desperdícios, integração das equipes, coordenação dos trabalhos com base em informações concretas e precisas, melhora da qualidade do nível de serviço, melhor controle sobre a armazenagem e a distribuição dos produtos e a aquisição de recursos para desenvolver um planejamento mais eficiente e realista.

Alguns processos controlados pela gestão logística são:

  • Recebimento
  • Identificação
  • Conferência
  • Armazenagem
  • Controle de Localização
  • Movimentação Interna
  • Separação de Pedidos
  • Controle de Estoques
  • Transporte
  • Distribuição
  • Retorno

 Trade marketing

Trade marketing é uma área específica do marketing focada no atendimento das necessidades de vendas dos parceiros da cadeia de distribuição. O fabricante promove um contato entre o consumidor e a sua marca através dos canais de distribuição e, em contrapartida, os distribuidores beneficiam-se com o aumento das vendas.

Trade marketing trata-se do relacionamento B2B (Business to Business – de empresa para empresa) especializado no canal (varejo, atacado, distribuidor), que pensa no comprador e a este direciona as suas estratégias.

Uma ação eficaz de trade marketing possibilita estabelecer parcerias com elementos importantes e criar canais de distribuição capazes de satisfazer as necessidades do consumidor.

Alguns exemplos de ações de trade marketing são:

  • Merchandising e promoção
  • Treinamento de promotores e vendedores
  • Gerenciamento de categorias
  • Eventos e relacionamento com o consumidor

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Como a gestão logística auxilia no planejamento de trade marketing?

Após a explicação de cada um desses termos, vamos então à pergunta principal. Como a gestão logística auxilia no planejamento de trade marketing? A resposta é clara.

Como o trade marketing busca efetuar a análise e discutir a relação entre os canais de vendas e os fabricantes, a gestão logística acaba sendo um auxílio ao planejamento dessa ferramenta ao oferecer uma área de aplicação das funções do trade marketing, em especial no que se refere a aspectos técnicos.

O trade marketing também potencializa os resultados da cadeia logística ao visar a compreensão do relacionamento entre os pontos de vendas e os seus consumidores. Em termos gerais, o trade marketing e a gestão logística combinam-se com o objetivo de fornecer suporte ao procedimento de vendas.

Com o aplicativo Top Trade, é possível facilmente aliar a gestão logística aos objetivos do trade marketing. Por meio do aplicativo, toda a sua equipe de vendas sai ganhando. Os promotores recebem da gestão de trade marketing orientações de rotas, tarefas e treinamentos, com as melhores práticas do mercado.

Aos supervisores, o TopTrade também permite a gestão em microrregiões ou por redes, algo comum nas Operações de Trade. A plataforma inclui ainda um painel com funções específicas para gestão de equipes em campo.

Um dos diferenciais desse app em relação a outros aplicativos do tipo é que possui um atendente virtual que pode auxiliar o usuário em quaisquer dúvidas e solicitações. Outro diferencial é o oferecimento de serviços exclusivos de inteligência de mercado, como gráficos do Business Intelligence e dados de Geomarketing do IBGE.

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