Inteligência de mercado: 4 coisas que todo varejistas deveria saber

Considerada um dos pilares mais importantes de qualquer negócio, a inteligência de mercado pode ser definida como o conjunto de conhecimentos e informações reunidos a respeito de um determinado segmento e que possam ser aplicados de forma estratégica.

Ou seja, um empreendedor que investe nesse tipo de inteligência é aquele que está sempre a par das novidades que chegam ao seu setor, dos números a respeito do seu crescimento, das ações da concorrência e tudo mais que for útil a ele.

Dentro dessa premissa, existem 4 coisas que todo varejista precisa saber.

Análise de dados

Hoje em dia, existem muitos recursos para fazer pesquisa de mercado e até empresas que têm uma equipe só para isso (ou que terceirizam o trabalho). A verdade é: o gestor recebe uma grande variedade de dados que são apenas números. Sem uma análise correta, estes dados não têm nenhum significado.

Todo varejista precisa de uma ferramenta para lhe ajudar a dar sentido a esses dados, porque é a partir disso que surgem os insights. O aplicativo Top Trade tem uma função diretamente relacionada a isso, que é a geração de gráficos de inteligência de mercado. Observar as informações graficamente faz com que elas ganhem significado e transforma-as em um bom ponto de partida para a elaboração de novas estratégias.

Abrir a mente para novos caminhos

Esse é um desafio maior para varejistas mais experientes, que passaram boa parte da vida profissional fazendo as coisas de um determinado modo. Muitas vezes, a inteligência de mercado mostra que aquele caminho que tem sido percorrido não é mais tão promissor.

Ao mesmo tempo, as pesquisas podem indicar novas oportunidades de mercado, para as quais vale a pena canalizar a força de vendas.

A partir do momento em que o empreendedor decide investir em inteligência de mercado, precisa estar aberto aos resultados que serão trazidos.

Utilizar o geomarketing a favor do negócio

Outro conceito fundamental dentro da inteligência de mercado para o varejo. Aplicar o geomarketing significa ganhar vantagem competitiva a partir da identificação da localização geográfica de clientes (existentes ou em potencial) e da concorrência. É uma forma muito efetiva de encontrar áreas que ofereçam um maior potencial de consumo e expandir os pontos de venda.

Esse é outro serviço também incluso no aplicativo Top Trade.

Gerente de inteligência de mercado

É muito recomendado que os varejos tenham a figura de um gerente nesse setor, uma pessoa física que vai centralizar as informações coletadas e transformadas em dados relevantes. Esse profissional precisa estar em contato direto com os gestores gerais, porque o seu trabalho deve estar necessariamente alinhado às metas do negócio.

Ele também precisa ter um bom canal de comunicação com os tomadores de decisões, já que a inteligência de mercado serve justamente para que essas decisões sejam mais embasadas e, consequentemente, assertivas.

Todos os setores da empresa precisam praticar a inteligência de mercado, mas ter um profissional centralizando as ações, faz com que ela ganhe a devida importância.

Quer saber mais sobre como implementar essa inteligência e tornar o seu negócio varejista mais competitivo? Preencha nosso formulário e teremos prazer em entrar em contato!