Live marketing: O que é e como ele pode impulsionar sua empresa?

Live marketing: O que é e como ele pode impulsionar sua empresa?

O live marketing, também chamado de marketing de experiência, é uma forma inusitada de ofertar um produto ou serviço. Trata-se de uma ação de marketing feita por meio de interações vivas. O objetivo principal desse tipo de campanha é proporcionar uma nova e positiva experiência para o consumidor e melhorar o relacionamento entre cliente e marca.

Quando a empresa opta por utilizar esse recurso do marketing as campanhas se tornam muito mais emocionantes e tocantes para os clientes, resultando em mais proximidade e empatia com a marca.

Exemplos de como são feitas as campanhas de live marketing

Um exemplo de marketing live são aquelas ações que empresas de maquiagem fazem com mulheres “comuns”, ou seja, que não são famosas. Elas são filmadas se maquiando, porém, só descobrem isso depois. Geralmente são campanhas focadas em passar uma mensagem sobre autoestima, aceitação do próprio corpo e beleza. Quando a empresa opta por fazer uma ação dessas, proporciona às participantes uma experiência em tempo real, assim como a empatia dos espectadores.

Outro exemplo de live marketing bem-sucedido foi um comercial feito pela empresa SKY. A empresa apostou no trabalho social para mostrar como é importante ter uma TV com qualidade de sinal e imagem. Ela promoveu uma ação social em uma escola, levando até lá um oftalmologista para examinar as crianças. Assim que o exame foi concluído todos aqueles que tinham dificuldades para enxergar receberam um óculos corretivo. O objetivo do comercial era mostrar que, recebendo o tratamento adequado, os alunos poderiam conhecer “o mundo em alta definição”, associando à ideia de que a SKY é a melhor quando se trata de definição em HDTV.

Porém, não é apenas por meio do comercial que é possível realizar o live marketing, em pontos de vendas também é possível criar ações como essas, por exemplo, quando a Skol lançou a bebida Skol Beats Secret. Para fazer o lançamento desse novo produto a empresa criou uma ação de live marketing em um evento realizado por ela, a festa de lançamento da bebida Skol Beats Secret. A festa envolveu bastante mistério e durante o evento os sentidos dos participantes foram estimulados a todo tempo.

Onde e por que utilizar o Live Marketing?

• Em feiras, eventos e congressos proporcionando aos participantes alguma experiência por meio do seu produto ou serviço.
• Ações promocionais para campanhas de ofertas e liquidações, por meio de brindes, entrega de amostras grátis e degustação de produtos.
• Ativações de marca.
• Marketing de incentivo.
• Ações digitais nas mídias sociais, apps e outros programas virtuais.

Investir nesse tipo de marketing trará como resultado o aumento das vendas e, consequentemente, de rentabilidade. Além disso, como muitas vezes as ações possuem um viés social, a imagem da marca perante o público melhora bastante. Sempre que o consumidor olhar algo daquela empresa lembrará de algo positivo, ótimo recurso para reforçar a presença da marca, seja no ambiente virtual ou fora dele.

Essa estratégia também melhora o relacionamento da marca com o consumidor, já que as ações geram sentimento de empatia em quem assiste e participa.

Guia completo com as tendências de merchandising para o varejo em 2019

Você já ouviu falar em Field Marketing?