Merchandising x Marketing x Propaganda: qual a diferença?

Merchandising x Marketing x Propaganda: qual a diferença?

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São tantos termos para definir diversos serviços que, até quem já é velho no mundo do marketing pode ficar confuso. Acontece que é importante saber as diferenças de cada atividade para que possamos, além de gerenciar melhor as ações, saber onde é preciso investir ou não.

O post de hoje é dedicado à três desses termos: Propaganda, Merchandising e Marketing. Vamos revisar cada um deles e como eles podem te ajudar a ter ainda mais sucesso nos seus negócios.

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Merchandising

Muitos estão acostumados a falar que o merchandising é quando o produto aparece em alguma produção, como filmes, novelas e programas de televisão. Hoje em dia, com as marcas fazendo ações com influenciadores digitais, essa ideia equivocada se espalhou muito mais. Na verdade, o merchandising é um conjunto de técnicas, materiais ou ações feito no ponto de vendas a fim de influenciar o consumidor a adquirir um produto.

Aquela famosa degustação de iogurte no supermercado ou aquelas amostras grátis de pretzels deliciosos no shopping são ações de merchandising que visam influenciar na decisão de compra do cliente.

Estas ações podem ser gerenciadas de um modo mais uniforme e em tempo real com o aplicativo Top Trade. A plataforma tem funções de gestão para os promotores e, entre elas, estão materiais físicos de apoio no ponto de vendas, conteúdos digitais para treinamentos e operações online e offline.

Propaganda

Agora sim estamos falando daquele produto que aparece na novela das 21h, no programa da tarde, no canal do youtuber. A propaganda se trata de um espaço que foi comprado pela empresa para que ela exiba seu nome ou um produto. Nesta modalidade, fica claro que quem está passando a mensagem é a marca.

Para definir onde a propaganda irá aparecer é preciso conhecer o público alvo e entender quais conteúdos ele vem consumindo. A equipe de marketing deve estar alinhada com todas as informações e com o trabalho a ser feito. O aplicativo de Trade Marketing proporciona funcionalidades como manuais e planogramas, agendas, geoposicionamento e gerenciamento de faltas e atrasos. Com este material em mãos, fica mais fácil de visualizar o trabalho feito pela equipe.

Marketing

O marketing é algo muito maior do que os dois últimos termos. Pense em todas as ações que são feitas da porta da loja para fora para que a marca seja conhecida. Basicamente isso é o marketing. Os departamentos de marketing são dedicados às atividades de planejamento, execução, preço e comunicação das ações e produtos de uma empresa. Tudo isso é feito com o objetivo de levar os clientes até a marca.

Hoje existem muitas outras atividades exercidas pelo marketing. Com o comportamento do público mudando, a relação com a marca ficou mais próxima, graças à tecnologia e redes sociais. As técnicas de marketing digital têm se tornado imprescindíveis para ajudar nesta questão. Sendo assim, as ações devem ser gerenciadas ainda mais de perto. Como são muitas as informações recolhidas sobre as atividades de marketing, agora é possível reuni-las em uma só plataforma, que é o aplicativo Top Trade.

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