Planograma: Saiba como ele pode melhorar a sua exposição no PDV

Ter um ponto de vendas organizado é uma condição sine qua non, afinal o cliente precisa ter espaço e liberdade para conhecer e decidir sobre os produtos e fazer as suas compras com tranquilidade. Para você, o espaço planejado significa resultado, ótimos resultados. O que vai ajudar a melhorar a sua exposição no PDV é a eficiência de um planograma.

O importante primeiro é relembrar sobre o que se trata para que não haja dúvidas. Dizemos isso não por causa de seu conceito, mas para que possamos entender a sua importância. O planograma é desenho gráfico que define o posicionamento dos produtos nas prateleiras, gôndolas e expositores presentes nos pontos de vendas. Os itens são expostos ali seguindo um gerenciamento por categoria.

Planograma é integração de informações

Disputar o espaço com produtos de outras marcas precisa virar uma oportunidade e não uma briga vã. Por isso é necessário pensar esta disposição tento uma missão com esforço muito apurado. Portanto, um planograma precisa ser o resultado da integração de informações provenientes dos promotores que estão sempre nas lojas, da indústria que produz a mercadoria e o varejista que tem o espaço e quer vender.

Parte de suma relevância neste processo é o do shopper, o consumidor, ele é o ponto final deste esforço, então quem tem que ser observado. A melhor organização do PDV só acontece quando se tem um conhecimento aproximado dos hábitos de consumo dos frequentadores daquela loja. As vezes isso precisa ser adaptado de lugar para lugar, não como um padrão que reja a todos os pontos atendidos. No momento da compra, cada um tem a sua maneira de agir.

Planograma é entender os hábitos dos clientes

Junto do planograma, pensar em como explorar os outros sentidos que atraem a compra é também falar em shopper marketing. A distribuição correta do espaço vem auxiliada de uma boa iluminação, cores que contribuam para o objetivo, som (músicas ou promotores que chamem a atenção do cliente), fachada e vitrines. Todos estes recursos são significativos em prol dos objetivos estipulados e do melhor resultado de suas vendas.

De forma prática, o planograma pode melhor o PDV seguindo alguns princípios fáceis e eficientes. Um exemplo é valorizar as promoções, que precisam ter destaque. Essa tática de venda é comum quando se quer limpar o estoque, ou o produto está perto do fim da validade ou mesmo se é algo novo e que precise que as pessoas conheçam. No desenho da loja, ela tem que ter visibilidade e acesso fácil, na estratégia de venda ele pode ser ofertado junto com um outro que tenha menos saída. Portanto uma venda planejada e bastante proveitosa.

O aplicativo da Top Trade traz uma função essencial para quem pensa em planograma. Um espaço em que a organização e o merchandising caminham lado a lado para fazer seu produto vender mais, o ponto de venda ter lucros e a equipe de promotores potencializarem os seus resultados.

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