Por que o planejamento estratégico é importante para o trade marketing?

Adotar soluções de trade marketing é uma forma orgânica de se destacar competitivamente no mercado. Mas, para quem deseja usufruir ao máximo do que essa ferramenta tem a oferecer, é preciso traçar objetivos claros em todas as etapas do processo. E é nesse ponto que precisamos entender porque o planejamento estratégico é importante para o trade marketing.

Mais que apenas ter sucesso nos pontos de venda (PDV) e canais de distribuição, planejar-se estrategicamente é permitir que todas as etapas funcionem da melhor maneira possível. Assim, é possível referenciar melhor os valores dos produtos, crescendo a produtividade da equipe de vendas externas e os resultados são claros – permitindo um olhar para os próximos períodos.

Direcionamento de ações

O primeiro ponto que nos mostra porque o planejamento estratégico é importante para o trade marketing se dá no direcionamento de ações. Isso ocorre através da análise das ferramentas, recursos e métodos utilizados pelo trade marketing com o time de vendas em campo, os canais de distribuição e o relacionamento do cliente com a marca.

Em outras palavras, o planejamento estratégico irá direcionar onde deve ser concentrada a atenção e quais processos estão sabotando as ações de trade marketing. Por exemplo: o crescimento das vendas de um produto dentro do PDV se deu pela campanha que a equipe realizou durante determinado período.

Assim, traz-se a possibilidade de utilizar a mesma estratégia no planejamento de futuros produtos – ganhando contundência e dinamismo na forma de trabalho. Por outro lado, o shopper colocou seu produto em uma posição pouco estratégica na gôndola, com baixas vendas. Aqui, novamente, o planejamento entra e mudanças devem ser providenciadas.

Planejamento e tecnologia: indissociáveis

Contudo, o planejamento estratégico do trade marketing não será viável se não tiver contribuição da tecnologia. Isso porque, sem ferramentas digitais, a comunicação entre o líder/gestor e a equipe/PDV fica mais distante, sem contar que números, dados, métricas e feedbacks dos clientes ficam dispersos.

Por isso, a tecnologia é importante no planejamento estratégico. Aplicativos como a TopTrade App podem contribuir nesse sentido – pois, em apenas uma ferramenta, é possível gerir e planejar tudo de maneira estratégica: equipes, check-in e check-out, manuais e planogramas, além de uma diversidade de recursos que automatizam funções antes manuais, aumentando o ganho de tempo.

Antecipar-se ao mercado

Sabendo que o planejamento estratégico age diretamente no direcionamento de ações e que elas devem passar pelo que a tecnologia oferece, cabe mais um ponto sobre a importância de planejar junto ao trade marketing: ter sempre uma saída, caso algo inesperado aconteça e você possa se antecipar a qualquer mudança do seu negócio.

Há inúmeros fatores – como variação no perfil do consumidor, enfraquecimento do mercado, entraves com fornecedores e shoppers, variação na equipe de vendas. Tudo isso deve estar dentro do planejamento estratégico visando ações em trade marketing. Ou seja, essa ferramenta de gestão organizacional contribui para que as operações da sua empresa não fiquem paradas.

O TopTrade App pode te ajudar no planejamento estratégico da sua empresa: na guia ‘Saiba como a TopTrade reduz custos no Trade Marketing’, coloque seu nome, e-mail e telefone para falar com nossos consultores e encontrar as melhores ferramentas estratégicas e organizacionais para o seu negócio.