Shopper Marketing: Saiba como ele influencia a decisão de compra

Parar em frente a gôndola, pensar e então escolher o produto para por dentro do carrinho. Essa ação está presente em nossa vida todos os dias, na hora de comprar um produto. Uma atividade de tão poucos segundos não pode ser tratada com pouca atenção, pelo contrário, ela pode ser determinante para os seus negócios. Até ali, no momento de decisão de compra, o marketing precisa se fazer presente, este é o shopper marketing.

O que leva o cliente a comprar produto A e não o produto B? A resposta para essa pergunta só acontece quando há um entendimento completo e detalhado sobre o comportamento da pessoa que faz a compra, o chamado shopper, que pode ser o consumidor final ou não.

Ter esta compreensão faz uma marca ganhar força e atuar em influenciar as intenções de compra, ou seja, saber direcioná-lo. Este modelo de marketing é tido pelos especialistas como a evolução das estratégias de varejo, um passo seguinte ao trade marketing.

Trabalhar os desejos dos compradores

Gerar e trabalhar os insights e propor uma nova filosofia de gerenciamento por categorias pode fazer a sua empresa decolar nos negócios. Bem, sabemos que cada ponto de venda avalia e define uma linha para a sua relação com o cliente, assumindo uma cara, uma personalidade.

Pode ser o preço baixo, a qualidade dos produtos e serviços e mesmo a variedade de itens a disposição. Mesmo as marcas passam por esta mesma definição, ao pensar e propor o que será destaque para o cliente, o que ele pode esperar de seus produtos.

O promotor de venda precisa atuar neste ponto de interseção, fazendo a costura destas propostas e trabalhando de forma a captar o shopper naqueles poucos segundos em que permanece parado em frente a gôndola. Não é uma tarefa fácil, mas pode ser facilitada através de uma equipe de backoffice alimentada pelas informações colhidas pelos profissionais que visitam periodicamente os estabelecimentos.

Portanto, é neste ponto que a Top Trade quer auxiliar, através de seu aplicativo. As indústrias terão acesso a informações que atuam para identificar a aceitação de seus produtos nas frentes de gôndola.

Já os distribuidores, os atacados e os varejos podem planejar ações com o objetivo de identificar a presença e visibilidade do produto no PDV. Além de facilitar que suas equipes de promoção e pesquisa consigam obter informações ágeis e seguras do mercado consumidor, alimentando todo o processo de maneira direta.

Investir na experiência de compra

Quando um shopper entra em uma loja, ele quer encontrar soluções para as suas necessidades, comodidades e ter bem-estar. Entretanto tudo precisa ser pensado para que ele tenha o que quer, do jeito que quer, na hora e no tempo que tem disponível – seja muito ou pouco – e pelo preço que cabe em seu bolso.

O cliente aproveita para conhecer as novidades, degustar nos produtos, contemplá-los e mesmo conversar com outros clientes. O shopper marketing quer aprimorar a experiência para que seja determinante em influenciar a decisão de compra.

A Top Trade tem a solução certa para fazer seu negócio decolar. Preencha o formulário de contato em nosso site e saiba mais.

O que é exibitécnica?