5 razões para investir em trade marketing para aumentar as vendas da sua empresa

5 razões para investir em trade marketing para aumentar as vendas da sua empresa

Saiba o que é e conheça 5 razões para investir em trade marketing para aumentar as vendas de sua empresa e garantir um diferencial competitivo.

Com um mercado cada vez mais competitivo, capaz de engolir uma empresa em questão de dias, buscar alternativas para garantir um diferencial pode ser uma ótima solução. E, nesse sentido, surge como solução o trade marketing.

O que é trade marketing?

O trade marketing chegou ao Brasil por volta da década de 1990 e, desde então, tem revolucionado o mercado B2B.

O conceito de trade marketing não é consensual, não por falta de base teórica e prática, mas por uma questão meramente personalizável.

Em outras palavras, em razão do crescente uso do trade marketing, as empresas criaram suas próprias definições e aplicaram o trade marketing levando em consideração à sua realidade, o que no final das contas contribuiu para se criar mais de uma definição a respeito de uma só prática.

Esse fenômeno ainda ocorre, o que significa dizer que o conceito de trade marketing ainda está em constante evolução.

No entanto, valendo-se do entendimento de Arielli Seco, especialista em trade marketing, de forma geral, podemos entender por trade marketing a integração entre setores do marketing, de vendas e de logística, objetivando criar um plano de ação orientado para a distribuição de mercadoria em pontos de vendas — revendedores — estratégicos que estimulam quem vai comprar e consumir.

Conheça 5 razões para investir em trade marketing para aumentar as vendas

1) Aproxima os consumidores da marca

Trata-se de um processo natural, levando em questão o fato de que, a partir da boa relação entre fornecedor e revendedor, a marca se torna acessível aos consumidores e aos possíveis clientes, garantindo a ela, no final das contas, maior visibilidade, aumentando com isso a possibilidade de novos negócios.

2) Evita que haja concentração de produtos

O trade marketing vale-se do planejamento para distribuir a mercadoria entre diversos revendedores. Para que não haja concentração de mercadoria em um só ponto de venda (PDV), ele busca conquistar tanto os revendedores como o público consumidor.

Para uma distribuição eficiente das mercadorias até o PDV, você pode utilizar o TopTrade APP, pois ele conta com recursos de roteirização e geoposicionamento.

Na prática, funciona assim: imagine que você precise entrega a sua mercadoria em 15 PDV’s, utilizando o TopTrade você consegue roteirizar o percurso e ganhar tempo e reduzir custos com a geolocalização.

3) Fortalece a relação entre fornecedor e revendedor

Fortalece o vínculo entre fornecedor e revendedor, considerando, entre outras coisas, o compartilhamento de informações estratégicas que possam gerar rentabilidade tanto para o fornecedor como para o revendedor.

Fora o material de promoção de apoio compartilhado, como mesas, cadeiras, etc., elementos estes que agregam valor à relação.

4) Agrega valor à marca

O trade marketing foca não somente no preço do produto como fator decisivo na compra e no consumo, pelo contrário. Ele agrega valor ao produto, apresentando todos os seus benefícios e vantagens aos revendedores.

5) Mapeia o comportamento dos shoppers

Possibilita identificar e compreender o que pensam os consumidores — mais conhecido como shoppers — através de pesquisas. Os dados que são gerados a partir destas pesquisas, colaboram para criar oportunidades vantajosas de negócios tanto para o fornecedor como para o revendedor.

Ganhe eficiência e potencialize suas ações de trade marketing com o TopTrade APP.

Entre em contato conosco e solicite uma solução com a cara de seu negócio.

Leia também:

Os benefícios da mobilidade corporativa para a gestão de trade marketing

Aumente a eficiência e organização da sua equipe de promotores com o aplicativo TopTrade