A relação entre trade marketing e merchandising

A relação entre trade marketing e merchandising

O merchandising está para o trade marketing como as leis estão para o advogado. Isto é, um precisa do outro para que se complete e funcione de forma eficiente.

Contudo, você vai perceber neste texto que o trade marketing vai bem mais além do que o merchandising e que este é apenas um complemento que agrega valor às suas ações.

Conceituação de trade marketing e de merchandising

Podemos compreender o trade marketing como um modelo de gestão que interage com o marketing de vendas, buscando responder às demandas do mercado de forma estratégica, isto é, atendendo tanto às expectativas dos clientes — revendedores — como às expectativas dos consumidores finais.

Já o merchandising pode-se entender como um conjunto de técnicas e de informações visuais que contribuem para que um produto seja destacado e, desta maneira, acelere a sua rotatividade, isto é, a sua venda e a sua reposição.

Leia tambémA importância de controlar o ponto de venda

O uso do merchandising dentro das ações de trade marketing

No trade marketing, cabe ao merchandising valer-se de técnicas, ações ou de qualquer material promocional com o propósito de influenciar as decisões de compra dos consumidores.

As ações de merchandising podem acontecer no ponto de venda (PDV) e entre os materiais utilizados encontram-se ações em mesas, cadeiras, banner, freezer, cartazes, gôndolas, display, em suma, em uma série de materiais que garantem que o produto obtenha visibilidade e, consequentemente, seja vendido, fazendo o estoque girar.

Cada peça promocional, vale ressaltar, acompanha a logomarca do produto. Em alguns casos, a depender da infraestrutura, pode haver um planejamento de merchandising mais abrangente no local onde se encontra os PDV’s.

Por exemplo, pode-se aplicar ações de merchandising em ônibus, placas de padarias, TV, Rádio e também em processos de degustação de produtos em supermercados, bares e restaurantes, de modo que o produto seja destacado e reconhecido.

Inclusive, neste último caso, tem-se investido fortemente em ações de merchandising tendo por base os quatro restantes sentidos humanos: paladar, tato, olfato e audição, além da visão, que é o tipo de apelo de merchandising mais comum nas ações de trade marketing.

O TopTrade App casa perfeitamente trade marketing e ações de merchandising

O TopTrade App pensou em cada detalhe para que a sua empresa seja capaz de fazer merchandising nas ações de trade marketing.

No APP você encontra recursos que possibilitam aos diversos segmentos do mercado — indústrias, distribuidores, atacado, varejo — acompanhar equipes de promotores, fazer coleta de pesquisa de preço e de imagens no PDV, realiza reposição, controlar estoque e organizar ações de merchandising e degustação em diversos estabelecimentos que se encontram em sua região.

Imagine que você deseja saber se seu produto ainda se encontra nas gôndolas de um estabelecimento, qual seria a primeira coisa que você faria? Entrar em contato com a equipe de gestão do estabelecimento para averiguar isso? Com o TopTrade você pode averiguar isso através de sua plataforma, tendo apenas que fazer uma pesquisa no interior do próprio aplicativo.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores para desenhar a solução ideal para a sua empresa.