Trade Marketing X Shopper Marketing: Qual a diferença entre os dois?

Um é voltado para os pontos de vendas, o outro trabalha diretamente o consumidor. A mistura dos conceitos é comum e até certo ponto aceitável, uma vez que o shopper marketing é uma evolução do trade marketing. O objetivo é o mesmo, mas a atuação acontece em campos diferentes, contudo eles irão se complementar em favor deste objetivo, que a compra seja efetivada. Consumidor satisfeito com a aquisição e empresa satisfeita com o lucro da venda.

O trade vai aproximar a parceria entre as marcas/ empresas varejistas e os canais de distribuição, ou seja, lojas, mercados e comércios em geral. Obviamente todas essas forças de ação colaboram para atingir diretamente o cliente em seu momento de compra. Contudo, o shopper marketing vem para identificar e compreender o que os consumidores pensam e querem na hora que está na frente da prateleira. Além disso, ainda proporciona a melhora da experiência de compra, tornando-a mais agradável.

Aumento de vendas a partir do trade marketing

Optar por ações de trade marketing é investir em análise de hábitos e desejos dos shoppers, os clientes. A partir de então a empresa avalia quais os canais adequados para serem utilizados de maneira eficiente dentro da proposta a ser implementada. Os produtos poderão ser desenvolvidos pensando neles e os meios de distribuição serão adaptados para que as preferências deste consumidor sejam atendidas.

As vantagens do trade ainda passam pelo crescimento da rentabilidade dos negócios, mas seus benefícios vão a questões além como a troca de informações estratégicas. Fortalecimento da marca é importante para a longevidade da empresa, estreitamento de relacionamento de confiança entre o canal de vendas e/ ou PDV com a indústria que produz o produto. Por fim, são lançadas bases para uma parceria e relação de longo prazo.

O cliente é quem comanda as ações de marketing

Quanto a esta modalidade de marketing, ela vai ter que agir com muita precisão, uma vez que a maioria das decisões de compra acontecem naqueles segundo em que se está parado em frente a gôndola. Como conquistar o cliente? É a partir daí que táticas de shopper marketing são definidas para que de fato se compre. Então ela vai traçar um perfil do cliente e identificar como ele age no momento da compra.

O grande desafio está em entender que não é uma ideia reducionista que delimita um perfil genérico, mas sim conhecimento de todo o trajeto que leva o consumidor até a compra – saber porque ele decidiu pela marca X e não pela marca Y. A melhor observação se faz quando ele está ali, naquele momento. É observação, é analise, que somente uma equipe de profissionais presentes nas lojas consegue descrever.

É isto que a Top Trade quer auxiliar com o seu aplicativo, melhorar a performance de sua empresa para garantir ações de trade marketing eficientes e também conhecer proximamente o consumidor para oportunizar o shopper marketing.

Conte com a Top Trade para aumentar o poder de gestão da sua empresa e o rendimento de sua equipe. Preencha o nosso formulário de contato no site e fique por dentro de todas as funcionalidades do nosso sistema de trade marketing.

O que é exibitécnica?