Turnover de promotores: Afinal, como diminuir?

Turnover de promotores: Afinal, como diminuir?

Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso foi o comércio, que somou 6,17%. O time de vendas é muito prejudicado por esse processo, afinal, não é sempre que a empresa encontra bons profissionais disponíveis e a capacitação envolve a dedicação de recursos.

Saiba como reduzir o turnover dos seus promotores em alguns passos simples e eficientes.

Implemente a entrevista demissional

Poucas empresas realizam essa entrevista sistematicamente e isso é um grande erro. É nesse momento, já sem vínculo com a empresa, que o colaborador tem a oportunidade de ser sincero sobre os motivos que o levaram a deixar seu posto. Assim, podem surgir denominadores em comum, ou seja, vários promotores revelando sair pelos mesmos motivos, o que vai deixar claro para o gestor onde ele precisa concentrar seus esforços.

Valorização dos profissionais

A falta de uma remuneração adequada, compatível com o cargo e de benefícios e bonificações é uma das campeãs na lista de razões por trás da rotatividade. Portanto, a empresa deve garantir que os seus promotores estão sendo remunerados corretamente. E como essa é uma função em que há muita pressão envolvida, é preciso oferecer bonificações para valorizar o alcance de metas.

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Opte sempre pela transparência

À empresa cabe deixar claro o que os colaboradores podem esperar dela em todos os sentidos. Desde o início, seja transparente sobre as oportunidades que o promotor pode ter, o plano de carreira, a forma como as escalas são definidas, elabore uma política clara de cargos e salários. Isso evita a criação de expectativas que não podem ser cumpridas e elimina um dos fatores que levam à rotatividade.

Essa transparência também deve se manifestar na forma de abertura para ouvir o que os promotores têm a dizer, valorizar suas ideias e opiniões e na medida do possível atender às suas demandas.

Falta de suporte

É preciso garantir que a equipe de força de vendas tenha as ferramentas adequadas para exercer o seu trabalho, recursos que tornem o PDV um espaço mais estratégico e promissor para o fechamento de negócios. Para corrigir esse problema, a dica é investir em um software como o nosso sistema de trade marketing. Entre as suas muitas funcionalidades, estão as informações no PDV, incluindo ações de organização e merchandising, degustação, reposição e estoque e outras.

Invista no processo seletivo

Diminuir o turnover deve começar na ponta inversa, ou seja, na seleção dos promotores. Um processo seletivo cuidadoso aumenta as chances de colocar no cargo um profissional que tem condições de se adaptar a ele, avaliando seu currículo, experiências e competências. Muitos colaboradores resolvem deixar seus empregos porque simplesmente seu perfil não combina com a função exercida. E as chances de diminuir isso estão na seleção.

Reduzir o turnover depende de que a empresa tenha toda uma mentalidade focada nesse objetivo. Mas em relação às ferramentas, nós podemos ajudar. Preencha o nosso formulário de contato e saiba mais.

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