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Fábio Pinho • nov. 01, 2018

5 passos para fazer a diferença como um promotor de marketing

O promotor de marketing é o profissional responsável por elaborar e implementar estratégias de comunicação e relacionamento entre a marca e o cliente, além de apresentar as melhores soluções em termo de produto, preço e distribuição.

Veja a seguir 5 passos que diferenciam um bom promotor de marketing.

Conhecer profundamente o mercado

Não é raro encontrar promotores de marketing que são realocados de um segmento para outro e não se aprofundam no mercado no qual estão atuando. Toda e qualquer informação que ajude a entender o contexto, o histórico do segmento, as demandas dos consumidores, as inovações, as estratégias da concorrência será essencial para pensar em estratégias bem fundamentadas. Isso nada mais é do que inteligência de mercado.

E no caso do trade marketing, decisões assertivas dependem não apenas da qualidade da informação, mas também da agilidade com a qual ela chega aos tomadores de decisão, como já comentamos por aqui (http://toptradeapp.com.br/por-que-a-agilidade-da-informacao-e-tao-importante-para-o-trade-marketing/).

Conhecer o consumidor

Você pode conhecer o mercado, mas sabe exatamente para quem as suas estratégias serão direcionadas? Atualmente, existem muitos recursos que permitem ao promotor de marketing traçar o perfil do seu público-alvo. CRM e Big Data são as mais conhecidas. Quanto mais você souber melhor: o seu cliente é homem ou mulher? De que idade? Onde mora? Em que estágio do ciclo de vida ele se encontra? O que gosta de fazer no tempo livre?

Perceba que, hoje em dia, quando se fala em conhecer o consumidor, aquelas informações básicas de gênero, faixa-etária e localização já não são suficientes. Para criar uma comunicação assertiva é preciso se relacionar com um ser humano e não com um cadastro. Quais elementos tornam o seu cliente humano?

Estabelecer indicadores

Antes de colocar uma ação em prática um bom promotor de marketing já sabe quais indicadores serão usados para medir a sua assertividade.

Afinal, de que adianta investir tempo e dinheiro sem ter como saber qual foi o retorno que esse investimento trouxe? Clique aqui para saber mais sobre a definição dos indicadores ideais para o trade marketing (http://toptradeapp.com.br/saiba-como-definir-os-indicadores-ideais-para-as-suas-estrategias-de-trade-marketing/).

Conhecer o produto

Esse passo parece extremamente básico, mas também há muitos promotores que pecam nesse quesito. É preciso saber exatamente que tipo de problema o seu produto é capaz de resolver e de que forma ele pode ser incorporado à rotina do consumidor. Isso também inclui conhecer as fraquezas do produto, tanto para pensar em formas de melhorar quanto para identificar as características que podem compensar esses “pontos negativos”, estando sempre preparado para defender a marca.

Identificar oportunidades de negócio

Além de tudo isso o promotor ainda precisa estar atento ao que acontece do lado de fora, antecipando tendências e identificando lacunas do mercado que a empresa tenha capacidade de preencher sem se desviar do caminho. As melhores chances de inovar e ser pioneiro em algo não batem na porta: elas surgem e logo já são aproveitadas pelos promotores mais competentes e atentos.

Para ter sempre em mãos as informações mais ágeis e seguras acerca do seu mercado consumidor, conte com o Top Trade. Preencha o nosso formulário e saiba mais sobre essa funcionalidade!

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