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mar. 22, 2019

Gestão de equipes de promotores: 5 erros mais recorrentes e como evita-los

Um produto pode ser incrível, ter diferenciais que o destacam da concorrência e um preço acessível, mesmo assim, ele pode ficar parado nas prateleiras se a equipe de vendas não souber como fazer a negociação com o consumidor. O promotor de vendas é quem faz o front com o cliente e por isso uma peça muito estratégica no quebra-cabeça da empresa. Listamos a seguir os erros mais comuns na gestão de equipe de promotores e como evitá-los.

Falta de treinamento

O promotor precisa ser capacitado para executar a sua função, conhecer técnicas de comunicação e persuasão, saber como os novos conhecimentos da neurociência podem ser úteis na negociação e outras questões. E mesmo os que já são experimentes devem se manter atualizados. Garantir os treinamentos necessários é o papel dos gestores da equipe.

Importante: além dos treinamentos de vendas em si, sempre que um novo produto entrar no portfólio da marca, o ideal é que os promotores também recebam uma capacitação focada nas características e diferenciais daquela mercadoria.

Definir metas sem critérios

É natural que as equipes de vendas trabalhem com metas, mas elas não podem ser definidas ao acaso. Elas precisam ser desafiadoras e estarem alinhadas aos objetivos de faturamento da empresa, mas, por outro lado, também devem ser atingíveis. Por isso, para estabelecer essas metas, o gestor precisa ter certos cuidados:

* Conhecer as potencialidades e dificuldades de cada promotor;

* Estudar o mercado, porque em um período de crise financeira, por exemplo, as vendas obviamente serão comprometidas;

* Certificar-se de que os colaboradores têm as condições necessárias para atingir as metas.

Outro ponto importante é garantir algum tipo de bonificação no cumprimento dos objetivos, para ser um incentivo a mais para a equipe.

Não oferecer feedback

Um bom gestor é aquele que se preocupa em dar o feedback para os colaboradores e isso se estende aos promotores. Essa é a única maneira de eles identificarem o que precisa ser melhorado. É claro que existe uma forma correta de conduzir esse processo: é importante que esse retorno seja dado individualmente para cada promotor, que ressalte seus pontos positivos e que o oriente sobre como melhorar aquilo que não está a contento.

Ignorar conflitos internos

A equipe de vendas é a mais susceptível ao surgimento de conflitos entre os colaboradores, até mesmo pela existência de metas. A função do gestor é intervir nesses casos, para garantir a saúde e a sustentabilidade dos relacionamentos interpessoais. Lembre-se: um bom líder deve desestimular competições internas e incentivar sempre o espírito de equipe. Mostre como os promotores podem ser beneficiados se trabalharem em conjunto.

Falta de modernização

O gestor nem sempre pode acompanhar presencialmente os promotores de vendas, por isso, é preciso apostar na modernização e nas novas tecnologias que permitem o monitoramento dos profissionais à distância. O nosso aplicativo de trade marketing também tem funcionalidades focadas na gestão de equipe, como controle de faltas e atrasos, ferramenta de geoposicionamento, agendas, roteirização e outras.

Se quiser saber mais sobre como esse programa pode contribuir com a gestão de equipes, acesse nosso formulário de contato.

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