um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • out. 16, 2018

Aprenda a deixar seu supermercado mais moderno com essas tecnologias

Os supermercados são os estabelecimentos clássicos do comércio varejista. Basta entrar em um deles para conseguir fazer um estudo de marketing completo, desde ações de merchandising até o posicionamento de produtos nas prateleiras. Além disso, o uso de tecnologia nesses espaços tem aumentado significativamente.

Veja alguns exemplos de como deixar o seu supermercado mais moderno contando com essas 5 tecnologias, das mais inusitadas às que já fazem parte da nossa realidade.

Self checkout

Esse recurso já é mais comum em supermercados do exterior, mas está começando a ganhar espaço no Brasil. Basicamente, são terminais de autoatendimento onde o próprio cliente consegue finalizar a sua compra, passando os códigos de barra dos produtos e pagando com cartão. Além de agilizar o processo e reduzir as filas, um terminal como esse ocupa bem menos espaço do que um caixa tradicional e não tem o custo de um operador.

Aplicativos próprios

Grandes redes de supermercados estão lançando seus próprios aplicativos, o que funciona muito para melhorar o relacionamento com o cliente. Uma ideia é que o cliente tenha um código ao se cadastrar e quando fizer compras, utilize esse mesmo código. Assim, o aplicativo consegue levantar quais são as categorias de produtos favoritas e indicar promoções específicas.

O aplicativo também pode ter espaço para o cliente inserir lista de compras, comparar preços de marcas diferentes do mesmo produto. Também pode ser criado um recurso para premiar os clientes a cada X reais em compras.

Supermercado tende a ser um segmento comercial bastante impessoal, por isso, a ideia do aplicativo é interessante para personalizar a experiência do consumidor.

Big Data

A coleta e análise de dados pode ser muito útil nesse ramo. Em São Francisco, nos Estados Unidos, já há supermercados utilizando um sistema que indica com muita precisão quais produtos precisam estar em estoque e quais as quantidades recomendadas. Esse levantamento é feito com base no comportamento de compra dos consumidores e evita o acúmulo de produtos parados em estoque e o consequente desperdício.

Nada de filas

Uma evolução do self checkout já é utilizada também nos Estados Unidos: o cliente baixa um aplicativo no celular, entra no supermercado, faz a compra dos produtos e o próprio aplicativo registra e debita o valor final do cartão de crédito. O consumidor sai dos corredores diretamente para casa, sem ter nem mesmo que passar perto de filas.

No Brasil, parece uma realidade ainda distante, mas os atacadistas precisam ficar atentos porque esse já é o presente lá fora e em breve será o nosso futuro.

Aplicativos internos

O que já é realidade aqui e de grande utilidade são aplicativos para uso interno, como o Top Trade. Ele facilita a gestão da equipe e melhora as ações no ponto de venda por meio de recursos que podem ser customizados de acordo com o seu negócio. Uma gestão de qualidade que literalmente cabe no seu bolso!

Preencha o formulário e entraremos em contato. Seja qual for o seu problema, vamos apresentar uma solução para saná-lo. O seu objetivo de crescimento se tornará a nossa própria meta!

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: