um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • mar. 06, 2019

Como a Inteligência Artificial tem impactado o Varejo?

Não há dúvidas de que a tecnologia tem ocupado um espaço cada vez maior nos mais variados setores. Um dos recursos disponíveis, a inteligência artificial, já é realidade no dia a dia de muitas empresas que buscam alcançar avanços significativos e aumento da lucratividade.

No varejo, um dos setores mais competitivos do mercado, não poderia ser diferente. Quem trabalha na área já entendeu que aplicar a inteligência artificial nos negócios pode causar impactos bastante positivos e revolucionar todo o processo de vendas.

Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos sobre como a inteligência artificial tem impactado o varejo e as possibilidades da tecnologia no setor. Confira!

Possibilidades da inteligência artificial no varejo

Nos últimos anos, o mercado vem incorporando uma série de inovações tecnológicas. Para os varejistas, é uma excelente oportunidade de alavancar as vendas e atrair cada vez mais clientes para o seu negócio.

Mas, afinal, quais são as possibilidades de tecnologias como a inteligência artificial para o varejo? Conheça algumas delas:

– Recomendação e personalização: a partir do cruzamento de dados do cliente e seu histórico de compras, é possível criar recomendações personalizadas e relevantes e atingir os consumidores certos;

– Facilidade de gerenciamento: todas as informações referentes aos clientes, às compras e ao estoque ficam armazenadas em um único lugar;

– Visão computacional: câmeras nas lojas físicas ajudam o varejista a entender o padrão de comportamento dos clientes durante as compras;

– Resposta rápida: nas redes sociais, por exemplo, empresas têm utilizado chatbots, ou assistentes virtuais, capazes de dar uma solução quase que imediata ao problema dos clientes;

– Produção inteligente: robôs e inteligência artificial são combinados para realizar a fabricação dos produtos, sem a necessidade de mão de obra humana.

Impactos da tecnologia no setor

Já deu para perceber pelo tópico anterior que a inteligência artificial é, atualmente, uma tecnologia indispensável ao avanço do setor varejista. Agora, quando falamos nos impactos que o recurso traz a esse mercado, a que exatamente nos referimos?

Um dos maiores impactos é, sem dúvida, o significativo aumento das vendas e dos lucros. Entretanto, é preciso ressaltar que a conquista de números tão positivos é resultado da revolução que a tecnologia causa no processo de vendas como um todo.

No setor, por exemplo, uma grande quantidade de informações é gerada constantemente, desde dados cadastrais dos clientes até documentos fiscais de compra e venda. É aí que a inteligência artificial entra: além de facilitar o gerenciamento das informações, que ficam armazenadas em um único banco de dados, a tecnologia permite que o varejista conheça o perfil de cada consumidor e ofereça experiências cada vez mais personalizadas a cada um deles.

O uso da inteligência artificial no varejo também impacta diretamente no gerenciamento do estoque, evitando produtos parados nas prateleiras e diminuindo gastos com armazenamento, e na questão logística, facilitando o processo de entregas.

Aplicar a tecnologia no seu negócio é uma das formas mais eficazes de estar à frente dos concorrentes. Mais do que isso, é ter a certeza de que os clientes ficarão satisfeitos com a experiência de compra.

Quer saber mais sobre as novidades tecnológicas no setor varejista? Preencha o formulário de contato e receba todas as nossas novidades!

 

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: