um fundo branco com algumas linhas
Fabio Nunes • jan. 21, 2019

Como a tecnologia está transformando a experiência do consumidor no varejo?

Os hábitos de consumo mudam constantemente, acompanhando as próprias evoluções da sociedade. Por exemplo: há poucos anos, comprar qualquer coisa em poucos segundos e sem precisar sair de casa era algo impensável. Hoje, faz parte do dia a dia de milhões de consumidores. No artigo de hoje vamos falar sobre como a tecnologia tem transformado a experiência do consumidor no varejo.

Sem filas

Ir ao supermercado, especialmente em alguns horários específicos como no fim da tarde, pode ser um grande desafio: as filas nos caixas tendem a ser quilométricas. Essa é uma das principais razões que podem tornar uma experiência banal bastante estressante. Mas isso já está mudando: grandes redes adotam estratégias para reduzir as filas e melhorar a experiência de compra.

Essas estratégias vão desde a implementação do self checkout que já falamos por aqui (LINKAR COM O ARTIGO DE MODERNIZAÇÃO DE SUPERMERCADOS) até a possibilidade de agendar atendimentos no caixa pelo aplicativo da rede.

Tecnologia beacon

Receber promoções de produtos que façam parte do dia a dia de cada consumidor já é uma realidade, graças à tecnologia beacon que se conecta ao dispositivo móvel do cliente assim que ele entra no ponto de venda. Para isso, é preciso ter um aplicativo próprio e incentivar o público a baixá-lo, oferecendo vantagens.

Internet das coisas

Esse conceito não é tão recente, mas faz pouco tempo que começou a ser integrado ao varejo melhorando a experiência de compra. Internet das coisas significa, basicamente, a conexão de objetos do dia a dia à internet; aparelhos podendo se comunicar uns com os outros.

Vamos supor que você venda bebidas e lance um aplicativo da sua marca. Ao mesmo tempo, instala um dispositivo nas geladeiras onde ficam os seus produtos (no ponto de venda) que se comunique com esse aplicativo. E sempre que o consumidor passar perto dessa geladeira (em um raio pré-definido) o aplicativo vai emitir uma notificação sonora. Estratégias como essa já são possíveis.

A internet das coisas também permite oferecer promoções de acordo com o perfil do cliente e, indo mais além, quando ele estiver numa localização estratégica e em um momento adequado do seu dia.

Realidade virtual

A realidade virtual é uma tecnologia que já era usada em alguns contextos específicos, mas que está invadindo o varejo. Por meio dela uma loja de roupas pode levar seus clientes a um desfile de modas sem que eles precisem sair de casa. Mais que isso: torna-se possível experimentar produtos dentro de um ambiente criado pelo software, antes mesmo de ir até a loja física.

Em um momento em que as compras virtuais crescem, os pontos de venda físicos precisam se reinventar e oferecer vantagens que façam o consumidor pensar que vale a pena sair de casa para comprar aquele produto que ele possivelmente poderia adquirir sem levantar do sofá.

Você está preparado para todas essas mudanças dentro do seu segmento? Mais do que nunca, é essencial estar bem informado a respeito do seu mercado, para saber quais são as demandas do seu público-alvo que precisam ser atendidas. Para isso, o aplicativo Top Trade oferece todo o suporte. Preencha o nosso formulário para saber mais!

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: