Como ajudamos a Granja Mantiqueira a otimizar o seu controle de estoque

Como ajudamos a Granja Mantiqueira a otimizar o seu controle de estoque

A união da Granja Mantiqueira com o Top Trade App surgiu a partir da necessidade dos repositores e vendedores de organizar e coletar dados como estoque, vencimentos, preços, ações da concorrência e diversos outros. Essa parceria foi uma ótima oportunidade que trouxe satisfação para ambas as partes. Vamos ver como essa união ocorreu e como ajudamos a Granja Mantiqueira a otimizar o seu controle de estoque, bem como demais processos.

Os parceiros e a parceria

A Granja Mantiqueira iniciou suas operações no final dos anos 80, na cidade de Itanhandu, em Minas Gerais, contando com apenas 30 mil galinhas. Durante os anos, o crescimento foi excepcional e atualmente o número de animais chega 11 milhões, espalhados por suas três unidades, uma em Mato Grosso e duas em Minas Gerais. Esse crescimento enorme levou a necessidade de ter um controle maior de seus promotores.

É aí que entra o Top Trade App. Essa solução é um aplicativo de Trade Marketing que está no mercado há por volta de 20 anos, e conta com mais de 200 clientes. Essa ferramenta é capaz de atender as necessidades dos mais variados negócios. O aplicativo pode ajudar a identificar a percepção do produto nos pontos de venda e pode ajudar equipes de pesquisa e promoção a obter informações de maneira muito mais rápida e segura.

Para isso, ele conta com funcionalidades para a gestão de equipe, como agendas e roteirização, check in e check out, geoposicionamento e controle de faltas e atrasos. Ele também controla informações nos pontos de venda, como preços, controle de estoque, reposições e outros.

A Granja tinha uma necessidade, e o Top App era projeto para resolver todos esses problemas. A parceria foi natural.

Antes da implementação do aplicativo o sistema de coleta de dados era impreciso, desorganizado e apenas momentâneo. Com a ferramenta, as informações passaram a ser transmitidas e coletadas de maneira muito mais eficiente e ainda foi possível fazer um histórico para que os dados pudessem ser estudados a qualquer momento. As informações também puderam ser muito mais facilmente compartilhadas e compreendidas por conta da padronização.

A aceitação do uso da ferramenta por parte do time de supervisores que fica na retaguarda foi imediata e muito positiva, pois o aplicativo correspondeu às expectativas entregando tudo que o cliente queria e precisava.

Mas essa parceria não ocorreu sem desafios. Os promotores e usuários de linha de frente, por terem um perfil mais conservador, tinham uma certa dificuldade em usar o celular e uma resistência a seguir a rotina imposta. Porém, com o treinamento adequado e o acompanhamento bem feito, disponível e bastante didático, as dificuldades foram superadas e os resultados foram além do esperado.

Isso porque, a vida do promotor no ponto de venda se tornou muito mais fácil e eficiente. Antes de sua implementação era necessário que o promotor usasse diversos materiais como cadernos que, além de gerar um custo extra desnecessário, eram objetos físicos que acabavam muitas vezes sendo perdidos. Os próprios dados muitas vezes eram difíceis de encontrar ou comparar, por falta de padrão de preenchimento.

O aplicativo corrigiu todos esses problemas. Todos os promotores inserem os dados da mesma forma, eliminando os problemas de desencontros. Além disso, o caderno foi substituído pelo Top Trade App, fazendo com que a forma de trabalho também fosse padronizada e praticamente eliminando perdas de dados.

Para a Granja, o aplicativo entrega os dados que podem ser usados para elaborar novas estratégias. Ele retorna o horário dos promotores, para que os gestores possam ter um controle mais preciso. As datas críticas do estoque, indicam os momentos em que é preciso entrar em ação para reposição, de modo que a estratégia possa ser traçada de maneira ideal.

A própria quantidade do estoque em um momento específico é importante. Em casos de ruptura, por algum motivo qualquer, a reposição pode ser feita da maneira mais rápida possível. A análise da concorrência também é uma informação importante, pois permite que a Granja elabore respostas de acordo com a necessidade.

O uso do aplicativo

O Top Trade App permite customização e dá total liberdade para o cliente desenvolver o seu negócio da maneira que quiser. No caso da Granja Mantiqueira, as rotas são um exemplo. Elas são desenvolvidas pela equipe da empresa e importadas mensalmente para o aplicativo. Em caso de problema, ou alteração, o aplicativo permite mudanças até mesmo com um dia de antecedência.

Já os KPI’s, os Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance, são fundamentais para qualquer negócio entender que está caminhando para o rumo certo. Por isso, são usados dashboards, ou painéis visuais, para que a visualização dos números mais relevantes seja a mais simples e direta possível.

Com todas essas informações exibidas de maneira tão eficaz, a gerência consegue elaborar estratégias de inteligência empresarial muito mais sólidas e eficientes, pois é baseada em dados concretos e em tempo real.

E na prática, essas funcionalidades e aplicações tem influência direta na operação. Em primeiro lugar, o controle do estoque é ainda mais importante para um negócio como a Granja Mantiqueira, já que o produto é altamente perecível. Por isso, qualquer erro ou falta de precisão pode gerar desperdícios e prejuízos bem grandes.

Além disso, a melhor gestão dos horários dos promotores e vendedores significa o uso ideal do recurso humano e o conhecimento da concorrência quer dizer poder ter respostas mais rápidas para qualquer problema.

O sucesso é tanto, que o App é usado em mais de 420 pontos de venda, distribuídos entre setores do atacado e do varejo e são mais de 35 usuários espalhados por todo o estado do Rio de Janeiro. Seu uso melhorou muito o controle de informações e dos promotores segundo a resposta da empresa, e a oportunidade de tomar decisões de maneira mais assertiva também merece um grande destaque.

Após o aplicativo começar a entrar em funcionamento a gestão é feita diretamente pelo cliente, graças a facilidade de uso e de suas diversas aplicações. Além disso, o usuário conta com o apoio e suporte total caso haja algum problema ou seja necessário fazer alguma customização.

O Top Trade App, melhorou muito as operações das Granja Mantiqueira, com ganhos que afetam todas as etapas do negócio. Se quiser que sua operação também tenha melhorias que vão agregar muito, entre em contato conosco através do formulário. Se ainda não estiver convencido, confira um outro case de sucesso.

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