um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • fev. 01, 2019

Live marketing: O que é e como ele pode impulsionar sua empresa?

O live marketing, também chamado de marketing de experiência, é uma forma inusitada de ofertar um produto ou serviço. Trata-se de uma ação de marketing feita por meio de interações vivas. O objetivo principal desse tipo de campanha é proporcionar uma nova e positiva experiência para o consumidor e melhorar o relacionamento entre cliente e marca.

Quando a empresa opta por utilizar esse recurso do marketing as campanhas se tornam muito mais emocionantes e tocantes para os clientes, resultando em mais proximidade e empatia com a marca.

Exemplos de como são feitas as campanhas de live marketing

Um exemplo de marketing live são aquelas ações que empresas de maquiagem fazem com mulheres “comuns”, ou seja, que não são famosas. Elas são filmadas se maquiando, porém, só descobrem isso depois. Geralmente são campanhas focadas em passar uma mensagem sobre autoestima, aceitação do próprio corpo e beleza. Quando a empresa opta por fazer uma ação dessas, proporciona às participantes uma experiência em tempo real, assim como a empatia dos espectadores.

Outro exemplo de live marketing bem-sucedido foi um comercial feito pela empresa SKY. A empresa apostou no trabalho social para mostrar como é importante ter uma TV com qualidade de sinal e imagem. Ela promoveu uma ação social em uma escola, levando até lá um oftalmologista para examinar as crianças. Assim que o exame foi concluído todos aqueles que tinham dificuldades para enxergar receberam um óculos corretivo. O objetivo do comercial era mostrar que, recebendo o tratamento adequado, os alunos poderiam conhecer “o mundo em alta definição”, associando à ideia de que a SKY é a melhor quando se trata de definição em HDTV.

Porém, não é apenas por meio do comercial que é possível realizar o live marketing, em pontos de vendas também é possível criar ações como essas, por exemplo, quando a Skol lançou a bebida Skol Beats Secret. Para fazer o lançamento desse novo produto a empresa criou uma ação de live marketing em um evento realizado por ela, a festa de lançamento da bebida Skol Beats Secret. A festa envolveu bastante mistério e durante o evento os sentidos dos participantes foram estimulados a todo tempo.

Onde e por que utilizar o Live Marketing?

• Em feiras, eventos e congressos proporcionando aos participantes alguma experiência por meio do seu produto ou serviço.
• Ações promocionais para campanhas de ofertas e liquidações, por meio de brindes, entrega de amostras grátis e degustação de produtos.
• Ativações de marca.
• Marketing de incentivo.
• Ações digitais nas mídias sociais, apps e outros programas virtuais.

Investir nesse tipo de marketing trará como resultado o aumento das vendas e, consequentemente, de rentabilidade. Além disso, como muitas vezes as ações possuem um viés social, a imagem da marca perante o público melhora bastante. Sempre que o consumidor olhar algo daquela empresa lembrará de algo positivo, ótimo recurso para reforçar a presença da marca, seja no ambiente virtual ou fora dele.

Essa estratégia também melhora o relacionamento da marca com o consumidor, já que as ações geram sentimento de empatia em quem assiste e participa.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: