um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • jan. 07, 2019

Sustentabilidade como um diferencial competitivo no mercado de varejo

Sustentabilidade é o termo que engloba todas as ações pensadas para suprir as necessidades da sociedade no presente, possibilitando o seu desenvolvimento, mas sem comprometer o futuro. É a busca do progresso econômico sem causar danos ao meio ambiente. O conceito já é discutido desde a década de 70, mas pode-se dizer que ganhou mais repercussão na virada do milênio.

Por que o varejo precisa ser sustentável?

A primeira e mais óbvia razão de todas é: porque as empresas varejistas sabem que isso é necessário e a partir do momento em que optam por seguir o caminho contrário estão indo contra uma das maiores tendências mundiais.

Hoje, com o progresso das pesquisas nessa área, todo mundo sabe quais são os riscos que o planeta e a humanidade correm se os meios de produção e consumo não forem sustentáveis. Por isso, quem ignora a grandeza disso é muito mal visto.

Outra razão diz respeito à parte financeira. Ser mais sustentável significa acabar com os desperdícios e isso reduz custos, por consequência, aumenta a lucratividade. Produzir e vender mais gastando somente o necessário é a lógica de todo negócio, especialmente em momentos de instabilidade econômica.

O setor varejista, enquanto responsável pela distribuição da maior parte dos bens comercializados, não pode se manter indiferente à necessidade de defender o futuro do planeta.

Sustentabilidade como diferencial competitivo no varejo

Uma empresa é muito mais do que o produto em si que comercializa. Ela é marcada por elementos simbólicos, intangíveis, que constroem a sua identidade. Como por exemplo, o vínculo emocional criado com os consumidores, o know-how no setor, a sua história, a imagem conquistada perante o público, a reputação e diversos outros.

Todo esse universo simbólico é tão (ou mais) importante quanto o portfólio de produtos para que uma marca se consolide porque quando o consumidor compra algo, ele não está comprando apenas aquele bem, mas todos esses valores agregados a ele.

E é nesse sentido que a sustentabilidade se torna um diferencial competitivo no varejo. Quando a empresa adota práticas verdadeiramente sustentáveis e consegue comunicar isso de forma assertiva ela está se reposicionando estrategicamente, adicionando mais um valor (de extrema importância, diga-se de passagem) ao seu universo simbólico.

As pessoas que se identificam com as causas ambientais (um grupo bem promissor, que ganha mais adeptos a cada dia) vão dar preferência a essa empresa, porque fazem questão de incentivar iniciativas ecologicamente corretas.

A empresa acaba se apoiando num pilar de responsabilidade socioambiental. E quem observa de fora percebe que aquele empreendedor não está preocupado apenas em lucrar sem olhar ao redor. Ele tem consciência da sua realidade e deseja fazer a sua parte em relação a ela. A carga positiva que isso agrega à marca é incomensurável.

A sustentabilidade como diferencial competitivo reside no campo do intangível, por isso alguns varejistas ainda não perceberam a sua importância. Dê você um passo a frente!

Uma das funcionalidades do aplicativo Top Trade é o controle de estoque, etapa essencial para reduzir o desperdício. Deixe seu contato e nossos consultores apresentação uma solução personalizada para você.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: