um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • set. 06, 2018

Planograma: Saiba como ele pode melhorar a sua exposição no PDV

Ter um ponto de vendas organizado é uma condição sine qua non, afinal o cliente precisa ter espaço e liberdade para conhecer e decidir sobre os produtos e fazer as suas compras com tranquilidade. Para você, o espaço planejado significa resultado, ótimos resultados. O que vai ajudar a melhorar a sua exposição no PDV é a eficiência de um planograma.

O importante primeiro é relembrar sobre o que se trata para que não haja dúvidas. Dizemos isso não por causa de seu conceito, mas para que possamos entender a sua importância. O planograma é desenho gráfico que define o posicionamento dos produtos nas prateleiras, gôndolas e expositores presentes nos pontos de vendas. Os itens são expostos ali seguindo um gerenciamento por categoria.

Planograma é integração de informações

Disputar o espaço com produtos de outras marcas precisa virar uma oportunidade e não uma briga vã. Por isso é necessário pensar esta disposição tento uma missão com esforço muito apurado. Portanto, um planograma precisa ser o resultado da integração de informações provenientes dos promotores que estão sempre nas lojas, da indústria que produz a mercadoria e o varejista que tem o espaço e quer vender.

Parte de suma relevância neste processo é o do shopper, o consumidor, ele é o ponto final deste esforço, então quem tem que ser observado. A melhor organização do PDV só acontece quando se tem um conhecimento aproximado dos hábitos de consumo dos frequentadores daquela loja. As vezes isso precisa ser adaptado de lugar para lugar, não como um padrão que reja a todos os pontos atendidos. No momento da compra, cada um tem a sua maneira de agir.

Planograma é entender os hábitos dos clientes

Junto do planograma, pensar em como explorar os outros sentidos que atraem a compra é também falar em shopper marketing. A distribuição correta do espaço vem auxiliada de uma boa iluminação, cores que contribuam para o objetivo, som (músicas ou promotores que chamem a atenção do cliente), fachada e vitrines. Todos estes recursos são significativos em prol dos objetivos estipulados e do melhor resultado de suas vendas.

De forma prática, o planograma pode melhor o PDV seguindo alguns princípios fáceis e eficientes. Um exemplo é valorizar as promoções, que precisam ter destaque. Essa tática de venda é comum quando se quer limpar o estoque, ou o produto está perto do fim da validade ou mesmo se é algo novo e que precise que as pessoas conheçam. No desenho da loja, ela tem que ter visibilidade e acesso fácil, na estratégia de venda ele pode ser ofertado junto com um outro que tenha menos saída. Portanto uma venda planejada e bastante proveitosa.

O aplicativo da Top Trade traz uma função essencial para quem pensa em planograma. Um espaço em que a organização e o merchandising caminham lado a lado para fazer seu produto vender mais, o ponto de venda ter lucros e a equipe de promotores potencializarem os seus resultados.

Conte com a Top Trade para organizar, agilizar e otimizar os seus resultados. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a eficiência do nosso sistema. Preencha o formulário de contato em nosso site.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: