um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • set. 05, 2018

5 dicas para montar o planograma ideal para as suas gôndolas

O planejamento estratégico das gôndolas de um supermercado ou loja, também conhecido como planograma, é o caminho mais objetivo para alcançar resultados consistentes com a sua estratégia de trade marketing.

Como sabemos, a disposição dos produtos nas gôndolas e seções influencia na decisão de compra do consumidor. Por isso, conhecer como dispor os produtos é essencial para qualquer varejista, e os conceitos de marketing envolvidos na estruturação de um bom planograma podem se converter em vantagens competitivas e mais força na negociação com os fornecedores.

Separamos a seguir 4 dicas essenciais para montar o planograma ideal para as suas gôndolas, conselhos testados e aprovados que vão aumentar as suas vendas e facilitar a gestão dos estoques. Confira!

1 – Seja estratégico no gerenciamento por categoria

Esse é um dos itens mais relevantes do planograma. No gerenciamento por categoria é feito um estudo sobre as características dos produtos disponíveis nas gôndolas que serão objeto do planograma. Itens como a participação de mercado, lucratividade, concorrência e a percepção do consumidor são mensurados, e a partir desses parâmetros é possível definir o as características ideais do planograma.

Com esse gerenciamento é possível direcionar o ponto de venda para os interesses dos consumidores, aumentando o sortimento de produtos de interesse ou eliminando itens com pouca procura.

2 – Coloque os produtos mais vendidos no fundo da loja

Essa dica parece óbvia, mas ainda é ignorada por muitos lojistas. Produtos muito procurados, como pães e carne em um supermercado, ou o balcão de remédios em uma farmácia, precisam estar longe da entrada da loja, sem muito destaque. A lógica aqui é que o consumidor já busca esses itens naturalmente, e, se o acesso aos best-sellers for muito facilitado, a permanência no ponto de venda pode ser reduzida.

3 – O planograma é um esforço coletivo

A gestão do planograma é um esforço compartilhado que precisa ser amarrado com todos os setores de um supermercado ou loja para que cumpra o seu objetivo. O posicionamento de cada item em uma gôndola passa por um planejamento que deve envolver a área comercial, o departamento de marketing e o setor arquitetônico, entre outros, permitindo ajustar e negociar corretamente a composição de cada categoria de produto.

Todos os colaboradores da loja devem ser capacitados para executar todas as ações do planograma, além de ter voz ativa neste planejamento, afinal, são os funcionários e promotores que lidam com o público e observam o comportamento prático dos consumidores.

4 – Use a régua para a manutenção do planograma

A régua é uma guia para que os repositores possam seguir o planograma sem maiores dificuldades. A régua deve estar presente nas prateleiras e ser atualizada sempre que um novo produto for inserido na dinâmica do planograma, de modo a não criar confusão e destruir a construção das gôndolas.

5 – Utilize ferramentas de inteligência

Aplicativos de trade marketing, como o TopTrade App, podem ser fundamentais para estruturar o seu planograma. Através dele, é possível gerir as equipes, a organização do PDV, o merchandising e os planogramas, sendo uma solução completa para gerir as gôndolas de um jeito simples e inteligente.

Descubra como o TopTrade App pode ajudar a gerenciar o planograma da sua empresa entrando em contato através do link a seguir. Te aguardamos!  http://toptradeapp.com.br/#contato

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: