um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • set. 20, 2018

Você já ouviu falar em Field Marketing?

Se a expressão field marketing ainda é estranha para você, fique tranquilo, pois hoje iremos explicar direitinho como isso tudo funciona. Para fazer mais sentido, em português literal, ela significa “marketing de campo”.

Ou seja, uma estratégia que as empresas utilizam suas equipes de vendas ou os profissionais de marketing para agregar junto ao processo de prospecção de clientes e de vendas diretamente com seus consumidores, varejistas e compradores. Em muitos casos as empresas oferecem esse tipo de marketing pessoalmente, ou então utilizam campanhas entregando panfletos e materiais explicativos nas ruas.

Porém, quando se trata de field marketing, as estratégias e ações vão muito mais além disso e sobre isso que iremos abordar em nosso artigo de hoje, confira.

Como funciona o field marketing?

Essa é certamente uma das formas de vendas mais eficazes para uma empresa. Não somente irá fornecer credibilidade a sua empresa e ao seu produto, como irá abrir iniciar o diálogo entre o profissional de marketing, o promotor de vendas e seus clientes.

É uma campanha que possui um determinado risco, pois será preciso que os profissionais envolvidos estejam capacitados, pois serão os mesmos que irão atuar como verdadeiros porta-vozes de sua marca.

Tipos de campanhas de field marketing

Existem algumas maneiras de realizar suas campanhas de field marketing, veja algumas opções:

• Apresentações e demonstrações de produtos

As apresentações e demonstrações, normalmente, são realizadas em lojas de departamentos e supermercados, pois são locais onde a compra poderá ser concretizada. Mas isso pode ocorrer também em exposições, feiras e qualquer lugar que conte com um grande número de pessoas que possam se interessar por seu serviço ou produto.

• Promoções realizadas na rua

Esse certamente é o tipo de promoção mais conhecido. A empresa envia equipes para áreas com grande concentração de pessoas para entregar desde materiais informativos, cupons, panfletos ou cartões que constem os itens promocionais. Por exemplo, em eventos ou feiras de rua, os comerciantes normalmente efetuam a entrega de material promocional.

É uma estratégia que une a experiência do cliente à sua marca no mesmo panorama.

• Merchandising

Essa é a estratégia que une varejistas que desejam demonstrar seus produtos de uma forma atraente para seus clientes com a coordenação do marketing. É o tipo de estratégia que necessita de boas negociações para que todos ganhem. Por quê? Porque será preciso negociar bons locais ou mesmo efetuar a compra de maiores quantidades de produtos por valores mais baixos do que encontrados normalmente no mercado.

• Promoções realizadas em lojas físicas

Nesse tipo de campanha, a empresa dispõem representantes de seus serviços ou produtos em lojas, onde seus clientes possam realizar a compra do mesmo. Ou então lojas que possam sugerir soluções relacionadas ao seu serviço ou produto para resolução de problemas.

É um bom negócio investir em field marketing?

O valor que sua empresa ganhará através da interação com as pessoas, certamente será enorme. O field marketing é uma excelente maneira de como conseguir mostrar que sua empresa está atuando onde os seus consumidores também estão. Invista em oportunidades que possa atrair o maior número de pessoas possíveis, criando e nutrindo relacionamento para possuir maior engajamento, mesmo que não seja a curto prazo.

Preencha agora mesmo o formulário de contato em nosso site e venha conhecer melhor, como TopTrade App pode auxiliar sua empresa exatamente baseada nas necessidades do seu tipo de negócio.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: