Você já ouviu falar em Field Marketing?

Se a expressão field marketing ainda é estranha para você, fique tranquilo, pois hoje iremos explicar direitinho como isso tudo funciona. Para fazer mais sentido, em português literal, ela significa “marketing de campo”.

Ou seja, uma estratégia que as empresas utilizam suas equipes de vendas ou os profissionais de marketing para agregar junto ao processo de prospecção de clientes e de vendas diretamente com seus consumidores, varejistas e compradores. Em muitos casos as empresas oferecem esse tipo de marketing pessoalmente, ou então utilizam campanhas entregando panfletos e materiais explicativos nas ruas.

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Porém, quando se trata de field marketing, as estratégias e ações vão muito mais além disso e sobre isso que iremos abordar em nosso artigo de hoje, confira.

Como funciona o field marketing?

Essa é certamente uma das formas de vendas mais eficazes para uma empresa. Não somente irá fornecer credibilidade a sua empresa e ao seu produto, como irá abrir iniciar o diálogo entre o profissional de marketing, o promotor de vendas e seus clientes.

É uma campanha que possui um determinado risco, pois será preciso que os profissionais envolvidos estejam capacitados, pois serão os mesmos que irão atuar como verdadeiros porta-vozes de sua marca.

Tipos de campanhas de field marketing

Existem algumas maneiras de realizar suas campanhas de field marketing, veja algumas opções:

• Apresentações e demonstrações de produtos

As apresentações e demonstrações, normalmente, são realizadas em lojas de departamentos e supermercados, pois são locais onde a compra poderá ser concretizada. Mas isso pode ocorrer também em exposições, feiras e qualquer lugar que conte com um grande número de pessoas que possam se interessar por seu serviço ou produto.

• Promoções realizadas na rua

Esse certamente é o tipo de promoção mais conhecido. A empresa envia equipes para áreas com grande concentração de pessoas para entregar desde materiais informativos, cupons, panfletos ou cartões que constem os itens promocionais. Por exemplo, em eventos ou feiras de rua, os comerciantes normalmente efetuam a entrega de material promocional.

É uma estratégia que une a experiência do cliente à sua marca no mesmo panorama.

• Merchandising

Essa é a estratégia que une varejistas que desejam demonstrar seus produtos de uma forma atraente para seus clientes com a coordenação do marketing. É o tipo de estratégia que necessita de boas negociações para que todos ganhem. Por quê? Porque será preciso negociar bons locais ou mesmo efetuar a compra de maiores quantidades de produtos por valores mais baixos do que encontrados normalmente no mercado.

• Promoções realizadas em lojas físicas

Nesse tipo de campanha, a empresa dispõem representantes de seus serviços ou produtos em lojas, onde seus clientes possam realizar a compra do mesmo. Ou então lojas que possam sugerir soluções relacionadas ao seu serviço ou produto para resolução de problemas.

É um bom negócio investir em field marketing?

O valor que sua empresa ganhará através da interação com as pessoas, certamente será enorme. O field marketing é uma excelente maneira de como conseguir mostrar que sua empresa está atuando onde os seus consumidores também estão. Invista em oportunidades que possa atrair o maior número de pessoas possíveis, criando e nutrindo relacionamento para possuir maior engajamento, mesmo que não seja a curto prazo.

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Como o Field Marketing pode melhorar minhas estratégias de PDV?