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Fábio Pinho • fev. 08, 2019

4 erros que podem estar atrapalhando suas vendas no PDV

Existem diversos fatores que podem comprometer as vendas de uma empresa e nem sempre eles estão associados à qualidade ou ao preço do produto. Isso porque a experiência do consumidor não se limita a esses dois aspectos e pode ser valorizada ou prejudicada por outros elementos, como por exemplo, o ponto de venda (PDV). Hoje vamos listar os erros que podem estar atrapalhando as vendas diretamente no PDV, para que eles sejam corrigidos e o negócio decole!

Ambientação

O consumidor pode se sentir atraído ou repelido pelo ambiente. Por isso, o PDV precisa ser apresentável: os produtos devem estar bem organizados, com as categorias sinalizadas para serem fáceis de encontrar, sem mercadorias ou objetos de decoração em excesso que causem a sensação de poluição visual.

Além disso, é interessante que o ambiente tenha uma temperatura agradável, pode ter um som de fundo em volume baixo, uma decoração que combine com a identidade da empresa. Muitos negócios apostam no marketing sensorial, apostando em uma fragrância própria.

O mais importante é que o cliente se sinta acolhido e confortável dentro do PDV, para que o tempo que ele vai passar lá seja agradável. Se o lugar o fizer ter vontade de se afastar, as chances de compra diminuem muito.

Abastecimento

Se um cliente vai até o PDV diversas vezes e não encontra o produto que está procurando, sabendo que ele faz parte do portfólio da empresa, acontece um fenômeno chamado de ruptura, que é bastante negativo. A ruptura compromete a cadeia de vendas e acontece quando a gestão de estoque não é bem planejada e executada. Ou seja, uma lição importante: nem todos os pontos que merecem atenção no PDV dependem diretamente do que acontece ali dentro.

Preparo da equipe

Os promotores de vendas que atuam no PDV precisam estar preparados para atender à clientela. Para ajudar nesse quesito, um aplicativo de trade marketing é um investimento inteligente, porque permite que o gestor gerencie e monitore o desempenho desses promotores mesmo à distância. Ao perceber que a performance está aquém do esperado, é possível planejar capacitações e treinamentos.

O “estar preparado” vai desde conhecer muito bem os produtos, saber indicar quais podem resolver melhor as demandas de cada consumidor, ser gentil, receber os clientes com um sorriso no rosto e um tom de voz afável, saber negociar preços e condições de pagamento.

Agilidade

Algo que acontece muito especialmente às vésperas de datas comemorativas, mas que pode ser um problema constante: consumidores que abandonam suas compras por conta da demora no atendimento. Lembre-se que cada vez mais as pessoas prezam pela agilidade e praticidade no dia a dia. Ninguém mais tem tempo ou disposição para esperar por muito tempo para finalizar uma compra.

Nesse caso, o problema pode estar no despreparo da equipe que não consegue trazer o dinamismo necessário, na falta de colaboradores, na ineficiência do software de PDV. É preciso identificar onde está o obstáculo a ser selecionado.

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