Como a embalagem impacta no trade marketing de varejo?

Um dos “Ps” do chamado complexo de marketing é o produto. Mas ele não diz respeito apenas à qualidade do produto que está sendo vendido e sim aos elementos que o circundam, como a embalagem.

O que está do lado de fora é o primeiro contato do consumidor com o que está do lado de dentro, por isso, a importância da embalagem no marketing dirigido ao cliente final é inegável. Mas o que nem todos os empreendedores consideram é a relevância dela para o trade marketing.

Trade marketing x embalagem

As estratégias de trade marketing são aquelas focadas no ponto de venda de um determinado produto. São essenciais especialmente no comércio varejista, onde há a tendência de o consumidor escolher o que vai levar quando está diante da prateleira ou da gôndola. Assim, a forma como o produto está posicionado, o indicativo de preço e as embalagens acabam sendo os detalhes que fazem a diferença.

A Associação Brasileira de Embalagem afirma que as indústrias que investem nesse campo conseguem um aumento real e considerável nas vendas. Quando falamos em embalagem relacionada ao trade marketing, o foco é: a embalagem não pode servir apenas para armazenar e conservar o produto, ela também tem a função de atrair o olhar do cliente.

Pense que o seu produto vai estar em uma prateleira disputando a atenção do consumidor com outras marcas. Se o seu não se sobressair de alguma forma, possivelmente não será nem visto e muito menos considerado para compra. Portanto, vale apostar em um design diferente (temos o exemplo clássico da lata do leite condensado Moça, que tem as curvas sinuosas remetendo ao corpo feminino), cores, fonte tipográfica e outros detalhes.

Veja algumas dicas para elaborar embalagens estratégicas do ponto de vista do trade marketing.

Entenda o seu consumidor

Saiba quem você quer atrair. Conheça seus gostos, hábitos e preferências para traçar um perfil que seja o mais assertivo possível. Para isso, a pesquisa de mercado é essencial.

Pense na praticidade

A rotina das pessoas está cada vez mais agitada, portanto, tudo que possa ser um facilitador tem mais espaço para entrar nessa rotina. Embalagens práticas, fáceis de abrir e que possam ser fechadas novamente para armazenar o produto são as melhores. Muito cuidado ao focar demais na estética e acabar pecando na funcionalidade.

Seja sustentável

Esse é outro aspecto que tem sido muito considerado: a consciência ambiental está em voga e aquilo que é ecologicamente correto sempre sai na frente. Procure usar materiais sustentáveis na embalagem e coloque em algum lugar uma dica para o consumidor reutilizar ou como descartar corretamente.

As empresas que demonstram que estão atentas às necessidades da sociedade e que possuem consciência do seu impacto ambiental, automaticamente assumem um posicionamento mais cordial e amigável perante os consumidores.

Ao lançar uma nova embalagem, que tal organizar uma ação de merchandising para apresentar a novidade? Conte com o suporte do aplicativo Top Trade para garantir que será um sucesso! Preencha nosso pequeno formulário deixando suas informações para entrarmos em contato e apresentarmos as soluções para você!