um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • fev. 27, 2019

Business Intelligence como uma vantagem competitiva para o Trade Marketing

Atingir os clientes de forma assertiva é uma das principais preocupações das empresas. São estratégias desenvolvidas diariamente para possibilitar um melhor desempenho das ações propostas. No meio disso, conceitos como Trade Marketing estão ganhando espaço. Além disso, em conjunto, temos ainda o Business Intelligence que também é conhecido como BI. Mas o que torna esses dois tão importantes? E como otimizar suas estratégias utilizando os dois?

Entendendo os conceitos de Trade Marketing e Business Intelligence

Para começar a colocar essas estratégias em prática, você deve saber do que se trata ao certo esses conceitos. Trade Marketing são estratégias desenvolvidas para as necessidades dos parceiros da cadeia de distribuição na hora da venda. Isso significa que por meio de ações é possível impactar diretamente o público-alvo.

São exemplos de Trade Marketing os eventos de relacionamento, promoções e merchandising. O treinamento dos promotores e os vendedores também faz parte do Trade Marketing. Tudo isso agrega valor ao que você elaborará para que a marca se relacione da melhor forma com o consumidor.

Já o Business Intelligence (BI) corresponde a todo o processo de organização, análise, coleta, monitoramento e ainda o compartilhamento de dados. Tudo isso possibilita que a empresa tenha mais suporte na gestão de negócios. Nisso tudo inclui o Big Data, que é a concentração alta de dados em muitas plataformas. Muitas vezes essas informações são obtidas de maneira bruta. Um profissional especializado realiza o refinamento disso, deixando apenas as informações relevantes.

Tanto o Trade Marketing quanto o BI são conceitos essenciais para a estratégia de marketing. E ainda que muitas pessoas acreditem que são coisas distintas, na verdade podem render grandes resultados se forem combinadas.

Vantagens de unir o Trade Marketing com o BI

Investir em melhorias nos pontos de venda é fundamental para qualquer estratégia de vendas. E para isso é necessário saber interpretar as informações coletadas desses locais. Mais importante do que utilizar uma ferramenta de Trade Marketing é compreender o processo que há nos bastidores.

Para aquela ação acontecer, um grande volume de dados foi analisado. Os pontos com ticket mais alto, maior recorrência dos clientes entre outros pontos são compreendidos por meio do BI.

É impossível realizar qualquer estratégia de sucesso sem o apoio da tecnologia. E por meio da gestão inteligente desempenhada pelo BI, o Big Data pode ser usado a favor da empresa.

Com isso, as ações serão mais assertivas, assim como a estratégia mais indicada será desenvolvida. Não podemos nos esquecer que isso reflete na equipe, que tem sua produtividade aumentada e as suas atividades otimizadas.

Lembrando que existem diversos meios para você analisar os dados. Se for realizado da melhor forma, é capaz de proporcionar insights e ainda avaliar as ações realizadas. Afinal de contas, de nada adianta fazer algo se você não pode mensurar se teve o efeito esperado ou não. E toda empresa pode e deve investir na integração de Trade Marketing e Business Intelligence.

Se você quer alavancar o seu negócio, baixe o nosso aplicativo. É um sistema, prático, seguro e muito eficaz para otimizar as suas estratégias de marketing. Entre em contato conosco e saiba como fazer isso e transformar a sua empresa.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: