A cada dia que passa a quantidade de dados que produzimos e consumimos aumenta. Em tal cenário urge encontrarmos alguma forma de domar a informação. Ou seja, captá-la, fazer sua interpretação e utilizá-la de modo estratégico. É onde o Business Intelligence (BI) entra em cena. Neste artigo, você vai conhecer 4 indicadores de BI para serem transformadas em ações de Trade Marketing.
Também chamados de Key Performance Indicators (KPIs), eles são essenciais para fundamentar decisões mais assertivas. Já a inteligência de mercado faz referência a forma como captamos dados relevantes para sua empresa e os transformamos em ações. Assim, teremos uma prática que ajuda o seu negócio a melhorar as operações que realiza com os promotores de vendas.
Para o nosso caso as informações coletadas em ambientes como os Pontos de Venda (PDVs) são as mais importantes. Aqui os times de campo estarão pessoalmente envolvidos na coleta de dados. A sua dúvida é como isto pode ser usado a favor da sua organização? Basta conferir, a seguir, cada indicador com potencial para se tornar uma ação de sucesso.
Através do BI podemos coletar informações que nos levam a visualizar o comportamento dos clientes. É fácil identificar padrões e tendências a partir do histórico de negociação, por exemplo. Com isto a nossa inteligência de mercado ajuda a elaborar campanhas personalizadas. Em outras palavras, as suas ações tomam anseios, necessidades e costumes do público-alvo como norte.
Vimos que a partir dos indicadores, detalhes como a forma de trabalhar o PDV podem ser elaborados de forma mais estratégica. Os dados são relevantes igualmente para desenvolver análises preditivas. Isso significa que há suficientes insights para os gestores identificarem riscos e oportunidades da operação de vendas. Estas projeções ajudam a alimentar ações mais assertivas e bem-sucedidas.
Este é outro indicador que pode ter grande relevância. Para o Trade Marketing sua utilidade está no fato de que a empresa adquire melhor conhecimento dos produtos disponibilizados. Incluindo-se aqui em quais canais eles se encontram, a quantidade e posicionamento em PDVs e no âmbito regional. As ações influenciadas por este indicador levam a empresa a considerar melhor as necessidades de cada público para quem oferece os seus produtos.
As operações envolvidas no departamento de vendas acabam criando uma série de custos. A variedade pode fazer com que os gastos sejam facilmente extrapolados. Outro risco é que sejam utilizados de forma indiscriminada pelos promotores de venda. Com o auxílio do BI é possível manter um controle de custos operacional mais estrito. Afinal, as informações sobre utilização de recursos chegam em tempo real para os gestores, favorecendo ações de controle de custos.
Estes são alguns indicadores de BI para serem transformados em ações de Trade Marketing na sua empresa. Se você quer investir em uma solução que ajuda a converter estas métricas em práticas eficientes, nós podemos ajudar. Basta preencher o formulário de contato que disponibilizamos. Envie uma mensagem para tirarmos as suas dúvidas e descubra como nosso app pode impactar nas suas atividades mercadológicas.
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