um fundo branco com algumas linhas
Fábio Pinho • fev. 22, 2019

4 indicadores de BI para serem transformadas em ações de Trade Marketing

A cada dia que passa a quantidade de dados que produzimos e consumimos aumenta. Em tal cenário urge encontrarmos alguma forma de domar a informação. Ou seja, captá-la, fazer sua interpretação e utilizá-la de modo estratégico. É onde o Business Intelligence (BI) entra em cena. Neste artigo, você vai conhecer 4 indicadores de BI para serem transformadas em ações de Trade Marketing.

Também chamados de Key Performance Indicators (KPIs), eles são essenciais para fundamentar decisões mais assertivas. Já a inteligência de mercado faz referência a forma como captamos dados relevantes para sua empresa e os transformamos em ações. Assim, teremos uma prática que ajuda o seu negócio a melhorar as operações que realiza com os promotores de vendas.

Para o nosso caso as informações coletadas em ambientes como os Pontos de Venda (PDVs) são as mais importantes. Aqui os times de campo estarão pessoalmente envolvidos na coleta de dados. A sua dúvida é como isto pode ser usado a favor da sua organização? Basta conferir, a seguir, cada indicador com potencial para se tornar uma ação de sucesso.

Fique por dentro destes 4 indicadores de BI para se transformarem em ações de Trade Marketing

1. Avaliação do comportamento do cliente

Através do BI podemos coletar informações que nos levam a visualizar o comportamento dos clientes. É fácil identificar padrões e tendências a partir do histórico de negociação, por exemplo. Com isto a nossa inteligência de mercado ajuda a elaborar campanhas personalizadas. Em outras palavras, as suas ações tomam anseios, necessidades e costumes do público-alvo como norte.

2. Projeções de vendas

Vimos que a partir dos indicadores, detalhes como a forma de trabalhar o PDV podem ser elaborados de forma mais estratégica. Os dados são relevantes igualmente para desenvolver análises preditivas. Isso significa que há suficientes insights para os gestores identificarem riscos e oportunidades da operação de vendas. Estas projeções ajudam a alimentar ações mais assertivas e bem-sucedidas.

3. Mix de produtos

Este é outro indicador que pode ter grande relevância. Para o Trade Marketing sua utilidade está no fato de que a empresa adquire melhor conhecimento dos produtos disponibilizados. Incluindo-se aqui em quais canais eles se encontram, a quantidade e posicionamento em PDVs e no âmbito regional. As ações influenciadas por este indicador levam a empresa a considerar melhor as necessidades de cada público para quem oferece os seus produtos.

4. Controle de custos

As operações envolvidas no departamento de vendas acabam criando uma série de custos. A variedade pode fazer com que os gastos sejam facilmente extrapolados. Outro risco é que sejam utilizados de forma indiscriminada pelos promotores de venda. Com o auxílio do BI é possível manter um controle de custos operacional mais estrito. Afinal, as informações sobre utilização de recursos chegam em tempo real para os gestores, favorecendo ações de controle de custos.

Estes são alguns indicadores de BI para serem transformados em ações de Trade Marketing na sua empresa. Se você quer investir em uma solução que ajuda a converter estas métricas em práticas eficientes, nós podemos ajudar. Basta preencher o formulário de contato que disponibilizamos. Envie uma mensagem para tirarmos as suas dúvidas e descubra como nosso app pode impactar nas suas atividades mercadológicas.

Uma garrafa de leite, uma jarra de leite e um copo de leite sobre uma mesa.
Por Fabio Nunes 08 mar., 2024
Descubra como a Betânia Laticínios otimizou sua operação de trade marketing com o TopTradeApp. Conheça os benefícios da solução para acompanhar o time de campo, extrair Book de Fotos automatizado e desenvolver um painel de BI móvel. Aumente a capilaridade de atendimento e tenha maior velocidade na visualização dos indicadores. Transforme sua operação com o TopTradeApp! Esta meta descrição destaca os benefícios da parceria entre a Betânia Laticínios e o TopTradeApp, enfatizando os resultados positivos alcançados, como o aumento da capilaridade de atendimento e a maior velocidade na visualização dos indicadores. Também incentiva os visitantes a descobrirem como podem transformar suas próprias operações com a solução oferecida pela Toptradeapp.
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma massa sobre uma tábua de cortar.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a tradicional Farinha Rosa Branca em todo Brasil, usando aplicativo de trade marketing e BI.
a mão de uma mulher está segurando um sorvete colorido sobre um fundo azul.
Por Fabio Nunes 07 mar., 2024
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda
uma pilha de ovos marrons e brancos estão empilhados uns sobre os outros.
25 set., 2022
"Descubra como a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App revolucionou o controle de estoque e otimizou processos. Saiba como nossa solução de Força de Vendas impulsionou as operações da Granja, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica. Entre em contato para transformar sua operação também!" Essa meta descrição se concentra em destacar a parceria entre a Granja Mantiqueira e o Top Trade App, enfatizando os benefícios e a eficácia da solução de Força de Vendas oferecida pela Toptradeapp. Além disso, incentiva os visitantes a entrar em contato para saber mais e destaca a possibilidade de transformação positiva na operação do cliente.
um livro aberto está sobre uma mesa em frente a uma estante.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Ediouro Publicações a otimizar a gestão de promotores na empresa, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
Um grupo de pessoas segura celulares nas mãos.
Por Fabio Nunes 25 set., 2022
Como ajudamos a Claro a otimizar o seu rendimento no ponto de venda, com o uso de Aplicativo de Trade Marketing, Dados via BI e nossa consultoria mensal.
uma mulher está sentada em um banco olhando para o celular.
05 abr., 2019
Se existe algo difícil nesta vida é coordenar pessoas com pensamentos, por vezes, opostos dos promotores. Além de pensamentos diversos, há também o manejo dos horários, as reuniões, os pontos de venda, enfim, toda uma série de afazeres que pode levar qualquer um ao estresse....
um homem de terno e gravata está com a mão no queixo.
03 abr., 2019
Um dos grandes desafios da empresa é reter seus talentos e os números comprovam isso: de acordo com o Ministério de Trabalho, a taxa de rotatividade de mão-de-obra, também conhecida como turnover, foi de quase 3,8% em 2017. O setor que mais sofreu com isso...
uma mulher está abrindo uma lata de refrigerante.
29 mar., 2019
O product placement (ou colocação de produtos) é uma estratégia de marketing que surgiu acidentalmente algumas décadas atrás, e desde então as marcas têm participado de atividades de colocação de produtos em vários níveis, com eficiência variável. Product placement é uma forma de marketing de...
uma pessoa está segurando um telefone celular nas mãos.
27 mar., 2019
Muitas empresas que visam maximizar as vendas focam suas estratégias nos canais de distribuição – tanto diretos, quanto indiretos. Para otimizar ainda mais este cenário, usa-se o Trade Marketing. Na prática a tarefa envolve inúmeras pessoas. É sobre um destes grupos que trataremos neste artigo....
Share by: