Por que os indicadores de Trade Marketing são importantes para o controle das vendas?

Para a sua empresa crescer diante de um quadro econômico confuso como é o brasileiro, o ponto de venda precisa dar resultados positivos. Maximizar as vendas e investir em diferenciação dos produtos e serviços são objetivos indispensáveis do trade marketing, a fim de evitar rupturas de estoque e poder acompanhar de perto as ações de marcas concorrentes. Para que se alcancem estes objetivos e resultados, é preciso entender porque os indicadores de trade marketing são importantes para o controle das vendas.

Estes indicadores de performance são usados para avaliar o andamento dos processos internos da empresa, bem como se as ações aplicadas estão surtindo efeito no mercado. As medições podem ocorrer através de análise de concorrência, mix de produtos, ações proporcionais e diversas outras atuações. Tudo será decisivo para que o gestor, na hora de avaliar um processo, consiga compreender se aconteceu em consonância com os objetivos, metas e período de tempo determinados.

Não existe crescimento sem os indicadores de trade marketing

Somente se corrige as falhas e se previne problemas, quando os indicadores de trade marketing estão presentes. Aqui neste ponto é necessário ter uma equipe de promotores que esta comprometida e interligada, estamos falando de comunicação. Muitas vezes a informação que houve ruptura de estoque chega a empresa tarde demais, comprometendo a qualidade do estabelecimento comercial, atrapalhando a experiência de compra do shopper e enfraquecendo o nome da marca. Estes dados precisam chegar imediatamente ao controle para que uma medida seja tomada, por isso investimento em comunicação através de aplicativos de trade marketing não pode ser ignorado.

A Top Trade tem um completo aplicativo para ajudar na coleta destes indicadores e fazer a empresa ter um melhor controle das vendas. Através de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, as informações obtidas nos varejos e distribuidoras são transmitidas em tempo real para a equipe de gestão da empresa, para que ela faça a mais assertiva mensuração. Em resumo, a tomada de decisão depende dos indicadores colhidos de maneira dinâmica e integral pela equipe de campo.

O controle de vendas vem por meio de coerência

Entretanto, as escolhas desses indicadores de trade marketing devem ser úteis para a empresa e coerentes para poder refletir o que ela planeja conseguir. Eles devem ser de fácil compreensão do tipo de cenário que a empresa está inserida. Saber reconhecer a importância desses indicadores no controle das vendas confirma que a empresa está lidando com o trade marketing da forma com que ele deve ser compreendido, como um planejamento estratégico.

Quando pensar nos indicadores a serem definidos, na pauta devem estar algumas perguntas norteadoras que vão desde quais são as metas e objetivos da empresa até como as ações derivadas dos resultados serão organizadas. O planejamento estratégico esta interessado no todo da sua empresa, não pensando somente no agora, mas projetando principalmente o futuro.

Para isso, conte com a ferramenta de apoio da Top Trade. Através de nosso aplicativo de gestão temos as soluções certas para fazer seu negócio render mais e melhor, bem como ter o controle de vendas plenamente ao alcance das mãos.

Saiba como definir os indicadores ideais para as suas estratégias de trade marketing