A importância de integrar o CRM ao aplicativo de gestão da força de vendas

A importância de integrar o CRM ao aplicativo de gestão da força de vendas

A importância de integrar o CRM ao aplicativo de gestão da força de vendas

A sigla CRM significa Customer Relationship Management. Traduzida literalmente, essa expressão quer dizer em português “Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente”. Está relacionada a uma filosofia de administração empresarial voltada à satisfação completa e antecipada das necessidades e anseios dos consumidores, ou seja, a empresa volta toda a sua lógica de produção para atender aos clientes de forma prioritária.

Apesar de nascer como conceito, o CRM se tornou muito mais fácil de aplicar no mundo empresarial através de sistemas eletrônicos, softwares, chamados de Sistemas CRM, ou seja, programas desenhados especialmente para atender às necessidades operacionais, gerenciais e de atendimento das empresas. Tudo isso de forma a ampliar sua produtividade e desenvolver processos voltados à eficiência e ao atendimento a clientes.

Porém há um detalhe muito importante nessa história toda: o bom relacionamento com clientes precisa resultar em vendas para a empresa. Afinal, é através das vendas que os empreendimentos conseguirão os recursos necessários para investir, pagar contas e funcionários e manter a empresa em pleno funcionamento.

Tanto a satisfação dos clientes como o esforço em vender mais precisam ser altamente considerados durante um processo operacional. É por isso que as demandas do CRM e do setor das vendas começaram a se fundir com cada vez mais força, especialmente em tempos de desenvolvimento da internet, o que possibilita ainda mais oportunidades de vendas através da rede mundial de computadores. Hoje em dia, a integração do CRM com a parte comercial de uma empresa é fundamental.

CRM sozinho não vende nada

Muitas empresas apoiam a sua excelência na produção das mercadorias de maior qualidade e excelência técnica, mas todo esse esforço nem sempre é aplicado com a mesma eficiência em vendas. Por isso, há muitas empresas com produtos altamente conhecidos, de grande valor, mas com vendas que deixam a desejar. Nesses casos, os sistemas de administração costumam atuar de forma isolada em relação às vendas.

Ou seja, se tornam uma plataforma administrativa que reúne dados operacionais, dados de clientes, dados financeiros e dados sobre vendas, mas toda essa gama de informações acaba não sendo utilizada de forma integrada para se conseguir mais negócios. São informações usadas para razões burocráticas e produtivas, mas pouco comerciais.

Nesse tipo de sistema, a comunicação de marketing da empresa pode acabar por ficar de fora do CRM, o que significa mais custos, e muito mais tempo e esforço de vendedores para fechar um negócio.

Quando as vendas integram o CRM

CRMs menos elaborados reúnem uma quantidade imensa de informações. Algumas delas, por exemplo, podem ser muito úteis para as vendas: quanto um consumidor costuma gastar e quando ele faz suas maiores compras, a frequência de vendas, o histórico de consumo, os contatos do consumidor em telefone e e-mail, os produtos que ele mais adquire, etc.

Os melhores, porém, atuam também na gestão da equipe, para facilitar o dia a dia da empresa, controlando faltas, atrasos, agendas, planejamento, check-in, check-out e outras funcionalidades presentes no Top Trade App!

Todas essas informações que, num primeiro momento, parecem apenas estatísticas, podem ser fundamentais para que o time de representantes comerciais da empresa desenvolva uma estratégia de vendas verdadeiramente assertiva para conseguir conquistar o público e influenciar mais consumidores a fechar negócio com a empresa.

Dados importantes para inteligência de mercado

Nos dias de hoje, um termo está bastante fortalecido dentro do mundo comercial: Business Intelligence, ou inteligência de mercado. Esse termo significa a união de diversos dados sobre a operação diária da empresa integrados em apenas uma só plataforma, oferecendo aos gestores a oportunidade de monitorar a força de vendas muito mais de perto com gráficos, estatísticas e estimativas de qual será a performance da empresa em um determinado prazo.

Trade Marketing e BI: A chave para a vantagem competitiva

Essa inteligência de mercado facilita o planejamento de estratégias de venda e permite ainda uma auditoria facilitada da empresa, de dentro para fora. É muito importante para a manutenção de uma alta qualidade de vendas e prospecção, especialmente quando comparados a dados de Geomarketing, importados diretamente do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Um bom aplicativo para unir CRM e vendas em sua empresa precisa reunir preços e frentes, dados atualizados em tempo real sobre as condições do estoque da empresa, informações sobre a organização e o merchandising do ambiente de vendas, um módulo para degustação e cliente oculto e a força de vendas no PDV. Tudo isso para assegurar que o empreendimento tenha sempre o maior faturamento possível – o Top Trade App faz tudo isso!

Além disso, esses aplicativos que integram CRM com vendas também podem oferecer informações extremamente importantes para o conhecimento da empresa como, por exemplo, o desempenho de cada vendedor e de cada equipe de representantes. Com isso, fica mais fácil de saber quais colaboradores conseguem atingir as metas mais rapidamente, e quais deles estão com mais dificuldades para vender, o que exige modificações na estratégia de vendas.

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Confira também: Quais vantagens o aplicativo TopTrade traz para a sua empresa?

Sabemos que cada empresa tem necessidades diferentes, por isso, o Top Trade App é customizável e poderá ser moldado a todas as demandas do seu negócio para atender sempre da maneira mais completa. Além disso, é um aplicativo extremamente seguro, cujo sigilo e integridade dos dados é robusta e assegurada por alta tecnologia.

O Top Trade App é um aplicativo baseado em ambientes seguros Cloud Computing, mas ele também pode operar em modo off-line, assim, a sua empresa nunca fica na mão, seja usando Android ou iOS. Conte ainda com o apoio de um Analista de Negócios Dedicado para auxiliar a sua empresa na tomada das melhores decisões de negócio, com gestão em tempo real.

Você já usa outro sistema? Não tem problema. O Top Trade App pode receber importações de qualquer sistema e se integrar rapidamente. É muito mais praticidade, eficiência e conforto para o dia a dia de seu trabalho.

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