Saiba como definir os indicadores ideais para as suas estratégias de trade marketing

Diante de um mercado competitivo, que se coloca fragmentado e dinâmico, a equipe de trade marketing de uma empresa precisa compreender e vencer o desafio de fazê-la ser relevante e lucrativa. A sua importância e eficiência dentro do planejamento geral é possível quando informações estratégicas são disponibilizadas e uma gestão inteligente é posta em prática. Por isso, a relevância em estipular métricas, indicadores que possam medir a efetividade dos processos internos e dos resultados obtidos no field, no mercado.

Para que haja estratégias, métricas; para que haja as métricas, dados e informações. Desta forma é que funciona o trade marketing de uma empresa, como também o caminho que trilha o crescimento. Portanto, para definir os indicadores ideais, o primeiro questionamento a ser feito é se há condições de mensurar. A coleta desses dados chegará ainda de forma bruta, para que sejam apurados. Os promotores irão aos locais de vende e trarão informações quantitativas, para que então a gestão de inteligência transforme em indicadores qualitativos de trade marketing.

O simples sempre é o mais inteligente

Outra forma de definir os indicadores ideais é sempre começar pelo simples. Assim, toda a empresa, principalmente os promotores, por causa de sua natureza de trabalho, compreende os objetivos expressos. A finalidade da mensuração sempre deve ser clara para cada setor, por isso explicações e reuniões são necessárias antes, durante e depois. Ser objetivo na definição dos indicadores é fazer que sua equipe seja mais integrada, coesa e ligada nos patamares a serem alcançados. A empresa sempre tem uma visão e missão, logo dependendo da estratégia atual da empresa, alguns indicadores deverão ser mais importantes que outros.

Ter uma base de dados completa e segura é um ponto que não pode ser negligenciado, pois é através da consulta a ela que as decisões são tomadas. Sendo os indicadores de performance de clara compreensão, o cenário em que a empresa está configurada também se torna acessível e com credibilidade. O que se quer dizer é que por muitas vezes indicadores elaborados acabam não refletindo o que as empresas esperam conseguir. As estratégias de trade marketing ganham configuração e poder quando as métricas são úteis, dentro de situações possíveis.

Invista em visitas

Alguns indicadores são indispensáveis em qualquer operação, e os mais confiáveis são os obtidos através de visitas. As mensurações mais importantes dos serviços de trade marketing são aquelas que saem da ida do promotor até o PDV. A Top Trade através de seu aplicativo possibilita que se haja um controle da rota diária dos profissionais e se eles cumpriram com as atividades que estavam agendadas. As indústrias, distribuidores e agências precisam saber de tudo, do share de gôndola aos preços praticados.

Todos os gestores precisam seguir uma regra básica na identificação dos dados, agir com base em três perguntas: Onde estou? Onde quero chegar? Quais recursos tenho para chegar lá? Só assim há um trade marketing forte e a empresa cresce.

A Top Trade tem a ferramenta de apoio certa para a sua empresa. Através de nosso aplicativo de gestão, temos as soluções certas para fazer seu negócio render mais e melhor. Preencha o formulário de contato em nosso site e saiba mais.

Por que os indicadores de Trade Marketing são importantes para o controle das vendas?